43ª Sessão Ordinária: Projeto de Lei aprovado cria o “Dia Municipal de Mobilização em Memória às Vítimas de Trânsito”

por Robson Luis Monteiro publicado 03/12/2019 14h25, última modificação 03/12/2019 14h26
Vereadores também confirmaram em plenário a aprovação do projeto que autoriza o Poder Executivo a transferir recursos financeiros para o exercício de 2020 às Organizações da Sociedade Civil Assistenciais
43ª Sessão Ordinária: Projeto de Lei aprovado cria o “Dia Municipal de Mobilização em Memória às Vítimas de Trânsito”

Parlamento municipal aprovou dois Projetos de Lei e concedeu Diplomas às pessoas do município que se destacaram em ações sociais e humanitárias em Pindamonhangaba

Com dois Projetos de Lei listados na Ordem do Dia, uma inclusão e duas homenagens às pessoas da sociedade e benfeitores, os vereadores de Pindamonhangaba realizaram na segunda-feira, dia 02 de dezembro, a 43ª Sessão Ordinária deste ano. A reunião plenária aconteceu no plenário do Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”.

Vítimas de Trânsito

O primeiro item discutido, analisado e aprovado – por unanimidade – foi o Projeto de Lei n° 197/2019, da vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM), que “Institui no Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba o DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO”. O objetivo do projeto é instituir no calendário oficial de Pindamonhangaba a realização do evento. O Dia Municipal de Mobilização em Memória às Vítimas do Trânsito é celebrado no 3º domingo de novembro e a comemoração surgiu em 1993, através de uma iniciativa de uma Organização do Reino Unido (Road Peace) e que inspirou a Assembleia Geral das Nações Unidas a convidar os Estados -Membros e a Comunidade Internacional a realizarem ações que destaquem os impactos econômicos e sociais das tragédias de trânsito.

Na justificativa da vereadora-autora, Gislene Cardoso – Gi, “são esperadas ações que possam mobilizar toda a sociedade para o enfrentamento das condições que contribuem para a ocorrência ou agravamento das contingências de trânsito”. Gislene acrescenta que “acidentes de trânsito são considerados pela Organização Pan-Americana da Saúde como questão de saúde pública em razão dos alarmantes sofrimentos e prejuízos causados”.

Projeto de Permuta de Área é retirado

Logo na sequência, os parlamentares pindamonhangabenses decidiram retirar da pauta o Projeto de Lei n° 199/2019, do Poder Executivo, que “Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a proceder à permuta de área de propriedade do Município, na forma que especifica”, a fim de atender a mensagem do Executivo nº 056/2019. A Prefeitura retirou o projeto que havia sido protocolado e o Executivo apresentou um novo, o que automaticamente fez com o PL nº 199/2019 deixasse a lista de votações da sessão ordinária.

    

Inclusão

Com os pareceres regimentais e as assinaturas oficiais e pertinentes, o plenário deliberou incluir na Ordem do Dia o Projeto de Lei nº 207/2019, do Executivo que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir recursos financeiros para o exercício de 2020 às Organizações da Sociedade Civil Assistenciais”. O documento foi aprovado por unanimidade. Com isso, conforme o projeto aprovado, diversas entidades assistenciais de Pindamonhangaba receberão as parcelas dos repasses financeiros restantes, entre os meses de janeiro e março de 2020, sendo que apenas uma entidade terá parcelas a receber entre janeiro e julho de 2020. Entre as entidades beneficiadas estão a Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, Lar Irmã Terezinha, APAMEX, APAE, NOUS – Escola Noética da Vinci, Associação de Convivência dos Idosos de Moreira César, entre outros. A prorrogação do prazo foi feita como base nas Leis Municipais nºs 6.213/2019 e 6.230/2019.

Homenagens

A sessão ordinária também contou com momentos de emoção com duas homenagens realizadas pelos vereadores de Pindamonhangaba. A primeira honraria – cujo requerimento nº 3.583/2019 é de autoria do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV) - foi entregue ao senhor Vanderlei Caetano Carvalho, criador e idealizador do Projeto Turma da Corrida. Ele recebeu um Diploma de “Honra ao Mérito” pelo brilhante trabalho comunitário, social e esportivo realizado em Pindamonhangaba através do projeto “Turma da Corrida”.

    

Biografia

Nascido na cidade de São Paulo, filho de Antonio Carvalho, Marival Ribeiro de Menezes e Tereza Aparecida Perbone de Carvalho, Vanderlei é primogênito dos quatro filhos do casal – Regina, Rodrigo e Adriana, todos residentes na cidade de Pindamonhangaba. Divorciado, é pai de Letícia Juliana Carvalho. Começou sua vida profissional no comércio local, onde trabalhou durante 21 anos na loja “O Lojão Magazine” Atuou profissionalmente na Confab Tubos e Confab Equipamentos como técnico de Controle da Qualidade e na Instituição Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN), onde ajudou a construir a Usina Nuclear Angra 3. Em 2014 junto com a Professora Erica Leme começou a juntar amantes da corrida para que juntos pudessem treinar pela cidade. Percebendo a necessidade de organização da equipe, idealizou o Projeto Turma da Corrida que teve sua estreia em junho de 2014 na cidade de Taubaté, inicialmente com apenas 20 participantes/atletas. Depois da sua primeira aparição o grupo explodiu e em menos de 1 mês já contava com 70 participantes. A Turma da Corrida é um grupo sem fins lucrativos que se reúne todas terças e quintas-feiras, que preza pela saúde dos participantes e estão focados em uma melhor qualidade de vida e não somente em conquistas de pódios. Sua equipe conta com idosos, adultos, adolescentes e crianças. Também trabalham a inclusão social, proporcionando o direito de Saúde a todos. Cabe ressaltar que os PCD’s - Pessoas Com Deficiências são sempre bem-vindos ao grupo. Durante todos estes anos, já organizaram diversas corridas, sempre com o intuito de ajudar ao próximo: Outubro Rosa, Halllowen, Fundo Social de Solidariedades, Grupo de Apoio as Pessoas com Câncer, Comunidade Santa Clara, Lar São Gabriel Criança Feliz, entre outros. Também abraçou a causa da ABRAPES (Associação Brasileira de Pacientes com Esclerose Sistêmica), com todo carinho e garra e junto com os outros atletas, fizeram uma Conscientização em Pinda, a qual representou o Estado de São Paulo, dentre mais 9 estados brasileiros. Vanderlei é o grande articulador e idealizador das praticas e dos projetos a serem desenvolvidos, e faz questão de frisar que todas as ações e decisões são definidas coletivamente. Atualmente, o grupo conta com a participação de 3060 pessoas, sempre objetivando a saúde e o bem -estar de seus participantes.

A segunda homenagem foi idealizada pelo vereador Osvaldo Macedo Negrão - Professor Osvaldo (PR) – por meio do requerimento nº 3.590/2019 - e a honraria foi entregue à Professora Roselene Fortes de Carvalho em “reconhecimento ao seu altruismo, coragem e dedicação no socorro prestado aos alunos do SESI de Pindamonhangaba que foram vítimas de um grave acidente em maio de 2019.

Acidente

O acidente ocorreu às 11h20 do dia 31 de maio de 2019, na Rodovia Osvaldo Cruz (SP-125), quando o micro-ônibus que transportava 30 pessoas - sendo 27 adolescentes e três adultos - caiu em uma ribanceira em Redenção da Serra. Segundo o Corpo de Bombeiros, são cinco adolescentes e dois adultos que foram levados ao Hospital Regional de Taubaté. O ônibus acidentado transportava estudantes do 7° ano do Sesi de Pindamonhangaba. Os alunos estavam acompanhados de duas professoras, entre elas, a Professora Roselene Fortes Carvalho, que auxiliou os alunos, as inspetoras e até o motorista a deixaram o coletivo. Ela também saiu ferida do acidente.

    

Biografia

Roselene Fortes de Carvalho, nascida na cidade de Pindamonhangaba em 08 de janeiro de 1978 é filha de Gilberto de Carvalho (coronel aposentado) e Isis Fortes de Carvalho (professora aposentada). Mãe de dois filhos: João Victor de 19 anos e Maria Fernanda de 16 anos. Atualmente reside na cidade de Tremembé. Estudou no Ensino Fundamental na Escola Externato São José e Ensino Médio no Colégio Objetivo de Pinda. Sua primeira graduação foi concluída no ano de 2001, na Faculdade de Ciências Jurídicas (UNITAU). Também é graduada em licenciatura plena em geografia na Universidade de Araras, no ano de 2006. No magistério, atuou em escolas de Taubaté e Pindamonhangaba. Em 2010, passou no concurso realizado pela Universidade de Brasília (UNB) para ingressar na rede SESI/SP, onde trabalha atualmente. Em 2017 foi aprovada no concurso para lecionar na escola Mário Bulcão Giudice onde também leciona atualmente. No ano de 2019 foi premiada no VIII Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia com o trabalho sobre a Ética Ambiental e a exploração Brasileira do Nióbio. Atualmente leciona geografia nas escolas do SESI Pindamonhangaba e Escola Mário Bulcão Giudice. É uma professora dedicada e admirada pelos seus alunos e colegas de trabalho.

44ª Sessão Ordinária

Os vereadores do Pindamonhangaba voltam a ser reunir na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, a partir das 18 horas e na oportunidade irão realizar a 44ª sessão ordinária. A reunião é pública e aberta a toda sociedade pindamonhangabense e acontece no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, contando com transmissão “ao vivo” pelo canal 4 da Operadora NET e, também, pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br. O Palácio Legislativo “Geraldo José Rodrigues Alckmin” está localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça.