Alunos e professores da Escola “Professora Iolanda Vellutini” visitam a Câmara para conhecer a influência e atuação do Poder Legislativo na cidade

por Robson Luis Monteiro publicado 31/05/2019 11h37, última modificação 31/05/2019 11h37
Visita faz parte de projeto de professora de História que aprofunda o estudo sobre o Iluminismo e a origem dos 3 poderes da República

Projeto “Escola vai à Câmara” recebeu alunos e professores da Escola Estadual Professora Iolanda Vellutini, do Santa Cecília

Um grupo de 18 alunos do 8º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Professora Iolanda Vellutini” do bairro Santa Cecília, acompanhado de uma professora e uma estagiária, visitou a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba na manhã desta quinta-feira, dia 30 de maio. A visita faz parte do Projeto “Escola vai à Câmara”, idealizado pelos vereadores Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR) e Rafael Goffi Moreira (PSDB).

Na visita, os alunos e docentes percorreram as dependências da Casa, passando pelo saguão principal, pela galeria de fotos dos ex-presidentes do Legislativo, pelos gabinetes dos vereadores e do Presidente da Casa e também pela área administrativa da Câmara, onde se localizam os Departamentos e Divisões da Instituição. Durante o trajeto, os membros da Comissão de Eventos da Câmara, Ricardo Rodrigues Augusto, Cristiane de Oliveira Santos e Maria Marcelina Baptista Moraes forneceram informações aos alunos e acompanharam todo o percurso, oferecendo esclarecimentos às dúvidas dos estudantes e dos professores.

A professora de História, Marlúcia Soares e a estagiária pedagógica, Isabelle Fuentealba, participaram da visita monitorada. Marlúcia Soares explicou que “a meta dos alunos era aprofundar os estudos sobre o Iluminismo e como se deu a origem dos 3 poderes da República”. “Fomos muito bem recebidos e todos puderam esclarecer as dúvidas e conhecer como é a estrutura do Poder Legislativo e como isso influencia a nossa política”, enfatizou a docente da Escola Estadual “Professor Iolanda Vellutini”.

Marlúcia acrescentou que essa era a 3ª vez que visitava as dependências da Câmara. “Sempre recebemos a atenção dos funcionários e dos vereadores”, observou.

Eles também conheceram o plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” onde são realizadas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes da Câmara. No plenário, o vereador Ronaldo Pipas respondeu a diversas perguntas dos alunos sobre os mais variados temas, entre os quais, como funciona o Legislativo, o que é a “Ordem do Dia”, como é feito um Projeto de Lei, dentre outros.