Atleta Elvis Martins, o Caiçara, é homenageado na Câmara pela conquista do título de Campeão Pan-americano de Jiu-jitsu

por Luiz Carlos Pinto publicado 13/04/2016 17h05, última modificação 10/06/2016 08h31
Sessão Ordinária também aprovou verba para o Lar São Vicente de Paulo

Elvis Martins, o Caiçara, recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, através do Requerimento nº 647/2016, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão, prestou uma homenagem com Diploma de Honra ao Mérito ao atleta Elvis Martins Ribeiro da Silva – Caiçara, pela conquista do título de Campeão Pan-americano de Jiu-jitsu Submission 2016.

O feito conquistado garantiu uma vaga na disputa do Mundial da categoria em junho próximo. “Nós temos que fazer alguma coisa pelo esporte aos atletas de Pindamonhangaba. É a segunda homenagem que faço este ano a um atleta que, sem apoio do Poder Público, conseguiu alcançar o pódio, dignificando o nome do esporte de nossa cidade, apenas com seus méritos”, destaca o vereador Professor Osvaldo.

Quem é Elvis Martins – Caiçara

Nascido em Ubatuba, é filho de Elis e Gisele Martins da Silva. Vieram para Pindamonhangaba em 2008, residindo no bairro Terras dos Ipês II. Começou a prática de esportes com a capoeira, em Ubatuba, sendo graduado com a corda verde e amarela.

Em 2009, voltou a praticar esportes de ação, com o Muay Thai e o Jiu-jitsu, sagrando-se Campeão Regional de Kickboxer.

Forçado a deixar o esporte, foi trabalhar, numa terceirizada da Gerdau, sendo transferido para o Maranhão, onde incentivado pelo engenheiro carioca Alexandre Guimarães, voltou a praticar o Muay Thai e o Jiu-jitsu. O engenheiro o indicou para o Mestre Márcio Almeida - Shark, da Team Nogueira, equipe de consagrados campeões do Pride – UFC, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

Sonhando com a possibilidade de ingressar numas das maiores equipes de MMA do mundo, pediu demissão da empresa e, em contato com o Shark (Márcio Almeida), confirmou seu treinamento na Academia Team Nogueira, no Rio de Janeiro, onde se depara com os maiores ídolos do MMA mundial, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Júnior Cigano, Rousimar Palhares (Toquinho), entre outros.

Competiu em torneios de Muay Thai, Jiu-jitsu, Boxe e MMA.

Nesse período disputou sete lutas de Muay Thai conquistando seis delas, uma luta de Boxe saindo vitorioso, três lutas de MMA onde venceu duas delas, e ainda, campeão da Copa do Brasil de Luta Livre Esportiva e 3º lugar no torneio Rio Open de Jiu-jitsu. Em 2015 sofre três lesões que o tirou das competições. No período de recuperação deu aulas de Muay Thai e treinou Jiu-jitsu com o Mestre Rodrigo Mandioca, da Ryan Gracie.

Com o retorno às competições, foi campeão da categoria peso-leve da Copa Verão de Jiu-jitsu pela Liga Livajj, perdendo o título na categoria absoluto por desclassificação.

No Campeonato Brasileiro chegou até as semifinais ficando em 3º lugar. Na Summer Fight de Jiu-jitsu e Submission (sem kimono), realizada em Caraguatatuba, pegou o 3º lugar na categoria leve, sagrando-se campeão na categoria absoluto. No Jiu-jitsu, conquistou a 2ª colocação na categoria leve. Uma semana depois encarou seu maior desafio no esporte, o Pan-Americano Submission, onde sagrou-se campeão, garantindo uma vaga para o mundial a ser realizado em junho.

Ordem do Dia

O Projeto de Lei n° 35/2016, de autoria do vereador Professor Eric de Oliveira, que “Cria a Feira da Barganha no Distrito de Moreira César”, foi retirado da Ordem do Dia a pedido do autor e transformado em requerimento ao Executivo.

Inclusão

Incluso na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 38/2016, de autoria do Prefeito Municipal, que altera a Lei nº 5.898, de 23 de março de 2016, que “autoriza o Executivo a conceder auxílio ao Lar São Vicente de Paulo”, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. De acordo com a justificativa, o projeto é apenas uma correção do valor da verba concedida à entidade social, sendo aprovado o valor correto de R$ 159.119,10.

Próxima Sessão Ordinária

A 13ª Sessão Ordinária será realizada na próxima segunda-feira, dia 18 de abril de 2016, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça.

Sessão Solene

No dia 19 de abril, a partir das 19h30, será realizada a Sessão Solene em comemoração ao ‘‘Dia do Escoteiro’’.

Na oportunidade, serão homenageadas as seguintes personalidades: Chefe Escoteiro Luiz Antônio Alves e Escoteira Beatriz Diniz Toledo, do Grupo Escoteiro Itapeva – 97/SP; Chefe Escoteiro Wilson Oliveira da Silva e a Guia Sarah de Paula Oliveira da Silva, do Grupo Escoteiro Evangélico Levi – 361/SP.

As sessões são abertas à população e poderão, ainda, ser acompanhadas através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br e no canal 04 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.