Audiência do Transporte Público reúne grande número de pessoas

por estagiocomunicacao — publicado 09/08/2013 14h40, última modificação 17/06/2016 11h10
Dúvidas e questionamentos marcaram o encontro na Câmara de Vereadores
Audiência do Transporte Público reúne grande número de pessoas

Audiência sobre o Transporte Público no plenário desta casa de leis no dia 08 de Agosto de 2013

Foi realizada na noite da última quinta-feira, dia 08, na Casa de Leis de Pindamonhangaba, a Audiência Pública a fim de tratar e esclarecer ocorrências sobre o Transporte Público Coletivo no município. O encontro, solicitado por intermédio do requerimento n° 1744/2013, de autoria do Vereador Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS), reuniu desde as autoridades do Legislativo e Executivo, bem como representantes da atual empresa mantenedora do serviço de Transportes no município – VIVA PINDA. A população, convocada pelos Vereadores a estar participando, também esteve representada no Plenário da Câmara.

Estiveram presentes os Vereadores Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS), José Carlos Gomes – Cal (PTB), Dr. Marcos Aurélio Villardi (PR), Professor Eric (PR), Professor Osvaldo (PMDB), Ricardo Piorino (PDT) e Roderley Miotto (PSDB). Já as autoridades presentes foram o chefe do Executivo, Prefeito Vito Ardito Lerario (PSDB), a Secretária de Educação, Beth Cursino, o Secretário de Planejamento, Jorge Baruki Samahá, o Secretário de Administração, Edson Macedo de Gouveia, o Secretário de Governo e Integração, Francisco Noberto Silva Rocha de Moraes, o Diretor do Departamento de Trânsito, Tenente Edson Henrique dos Santos, o Gerente Geral da Empresa VIVA PINDA, João Machado, e o Sócio Proprietário da Empresa VIVA PINDA, Camilo Marra.

Audiência do Transporte Público reúne grande número de pessoas [3]

Presidida pelo Vereador Magrão, o parlamentar iniciou a audiência explanando as razões do encontro, com intuito de discutir sobre o convênio e redução de tarifas do Transporte local. Em seguida, foi concedida a palavra ao Presidente da Câmara Pindamonhangabense, Vereador Ricardo Piorino, que agradeceu a presença de todos e explicou sobre a situação atual do Transporte Público, destacando ainda os serviços prestados pelo Transporte Complementar, que segundo o parlamentar, realiza um trabalho exemplar no município. Na sequência, o Prefeito fez uso da palavra em tribuna, saudando e salientando a todos a atenção que têm dado aos casos apresentados em sua gestão.

Posteriormente, os demais vereadores presentes também apontaram algumas situações em tribuna, cumprindo os seus papéis de representantes do povo. Na ocasião, apresentaram as reclamações que recebem do povo, como a falta de ônibus em alguns bairros distantes, atrasos, principalmente, o valor das tarifas e implantação do bilhete único.

Audiência do Transporte Público reúne grande número de pessoas [2]

Foi solicitada a participação por parte da população presente, que quiseram expor seus relatos dos problemas enfrentados com os ônibus na região. Em suma, moradores dos bairros reivindicam a integração da empresa quanto ao transbordo contínuo em horários de picos, para linhas como sentido Moreira César, bem como a irregularidade de horários em linhas de bairros distantes, onde percebem que a cidade cresceu, a população aumentou, mais as linhas permanecem as mesmas de antes. Estiveram presentes moradores dos bairros Goiabal e Shangri-lá, que também apontaram a necessidade de ônibus aos fins de semana. Além disso, foi solicitado informações sobre a legalização contratual vigente, as novas licitações, a gratuidade aos idosos a partir de 60 anos (atualmente é aos 65 anos), e o passe integrado.

Após a participação dos munícipes, o gerente da VIVA, João Machado, fez uso da palavra, dando um parecer da empresa. “Nos comprometemos a estudar as solicitações aqui apresentadas, de forma a beneficiar a população da cidade”, destacou. Já Camilo Marra, sócio proprietário, deu explicações técnicas, apresentando tabelas de despesas e custos operacionais da empresa, e que, na medida do possível, farão melhorias com seus serviços.

No encerramento, após ouvir as posições dos vereadores, da população e das autoridades presentes, Vito Ardito concluiu ser uma necessidade a atenção e melhorias nos serviços da VIVA PINDA. Garantiu rever a questão dos idosos com gratuidade aos 60 anos, por meio de trâmites legais, como também, na próxima licitação, compor em contrato a implantação do passe integrado. “Estamos aqui para acertar e procurar o caminho, sempre. Solucionando problemas e ouvindo a população”, salientou o Prefeito.

Audiência do Transporte Público reúne grande número de pessoas

O contrato atual vigente da empresa VIVA PINDA com a Prefeitura é válido até o mês de outubro de 2014.

09/08/2013