Câmara aprova criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer e Vereador Cal toma posse como primeiro suplente

por Luiz Carlos Pinto publicado 15/08/2017 15h25, última modificação 15/08/2017 15h32
Radialista Aline Bernardes da Ótima FM é homenageada com a Medalha Percy Lacerda, pelo seu trabalho realizado à frente do jornalismo da emissora
Câmara aprova criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer e Vereador Cal toma posse como primeiro suplente

Câmara cria Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer e aprova novas denominações de vias públicas na cidade

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 14, a sua 26ª Sessão Ordinária da 17ª Legislatura, no Plenário Francisco Romano de Oliveira. Na oportunidade, os parlamentares apreciaram quatro projetos que constaram da Ordem do Dia, que teve ainda, a posse do vereador José Carlos Gomes – Cal (PTB), primeiro suplente da Coligação PSDB – PTB, além da entrega de homenagem à radialista Aline Bernardes.

Posse

O vereador José Carlos Gomes – Cal, tomou posse no lugar do vereador Janio Ardito Lerario (PSDB), que pediu afastamento. O suplente, ocupará a vaga em duas Sessões, esta do dia 14 e a próxima no dia 21 de agosto.

Frente Parlamentar de Combate ao Câncer

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução n° 08/2017, de autoria do vereador Roderley Miotto (PSDB), que “Dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer”. Em sua justificativa, o parlamentar afirma que é inquestionável que o câncer é um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento. O tipo mais frequente, é o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O Instituto Nacional de Câncer – Inca - estimou, para 2016, um total de 57,960 novos casos de câncer de mama entre as mulheres. No sexo feminino, atrás desse tipo de tumor, em número de diagnósticos, aparece o de colo do útero, com 16.340 novos casos previstos para 2016. Entre todos os tipos de câncer no Brasil, o de próstata ainda atinge mais os homens que o de mama afeta as mulheres, segundo o Inca. Foi previsto para o ano de 2016, 60.200 novos casos. Ademais, no Brasil, para 2016, estimam-se 17.330 de casos novos de câncer de traqueia, brônquios e pulmões entre homens e 10.890 entre mulheres.

Denominações

Dos três projetos de novas denominações de ruas, dois foram aprovados por unanimidade e um foi adiado aguardando mais documentos. O Projeto de Lei n° 92/2017, de autoria dos vereadores Janio Ardito Lerario (PSDB) e Carlos Moura – Magrão (PR), que “Denomina uma via pública no Loteamento Residencial e Comercial Flamboyant de Abgail Randis da Mata”; e o Projeto de Lei n° 122/2017, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão (PR), que “Denomina uma via pública no Loteamento Flamboyant de Eugenio Eleoterio Neto”, foram aprovados por unanimidade.


Abigail Randes da Mata

Nascida em 31 de dezembro de 1953, era Pindamonhangabense filha de Adalberto José Randes e Helena Cardoso Randes, sendo a mais velha de nove irmãos. Casou-se em 1972 com Benedito Gomes da Mata, com quem teve cinco filhos: Adriana, Marcos, Andréa, Vanderléa e André, seu filho mais novo que a acompanhava em tudo. Desde que nasceu foi diagnosticada com uma deficiência intelectual, mas que não a impediu de viver e lutar por aquilo que acreditava. De família humilde, passou por muitas dificuldades, perdeu seu cônjuge ainda muito nova, tendo que criar seus filhos sozinha. Participava de campanhas políticas onde ficou conhecida na cidade por andar lado a lado nas candidaturas do ex-prefeito Vito Ardito, do PSDB, o qual era seu partido preferido. Gostava de presentear a todos, cativando as pessoas com sua simplicidade e amor.

Eugenio Eleuterio Neto

Nascido na cidade de Cristina – MG em 1932, era filho de José Eugenio dos Santos e Maria Santana Conceição. Veio para Pindamonhangaba com 5 anos de idade. Morou na Fazenda Sapucaia por mais de 40 anos onde trabalhou de pedreiro. Casou-se com Leontina Silva de Jesus, e dessa união teve sete filhos. Trabalhou também como cantoneiro, como funcionário da Prefeitura cuidando da Estrada Municipal João Marcondes dos Santos - Estrada da Sapucaia. Foi zelador da Escola Mário Bulcão Giúdice, por cinco anos. Residiu com sua filha no Bairro Castolira. Faleceu em 2012, aos 85 anos de idade, vitima de uma pneunomia. Teve uma vida de muito trabalho, pai de família honrado, sempre cumprindo com seu papel de Cidadão de forma exemplar.

Medalha Percy Lacerda

O vereador Antônio Alves da Silva – Toninho da Farmácia é o autor do Decreto Legislativo nº 02/2017, em que concede a Medalha Percy Newton de Lacerda César à senhora Aline Bernardes Coladelli, por sua significante atuação como jornalista e radialista, no Município de Pindamonhangaba e região.

Aline Bernardes Coladelli

Natural de Pindamonhangaba, nasceu em1983, filha do casal Regina Celi de Souza Fonseca e Márcio Bernardes da Fonseca. Em 2005 formou-se em Bacharel de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Unitau – Universidade de Taubaté. Logo ao entrar na faculdade, em 2002 iniciou sua carreira de Jornalista, atuando como repórter no histórico Jornal da Cidade, onde trabalhou por dois anos. Daí pra frente não deixou mais a rotina jornalística, vivenciando suas inúmeras funções em diversos outros veículos de comunicação da região, como Rádio Metropolitana Taubaté, TV Educativa Setorial, Câmara de Vereadores de Taubaté, Rede Difusora de Comunicação - onde foi a primeira mulher a ser contratada como repórter de campo da emissora, Rádio 94 FM, Assessoria de Imprensa do grupo PHD - VIVA Pinda transportes, dentre outros. Em 2010 recebeu o convite dos Comunicadores Celso Portiolli e Elite Sandri para assumir a Direção de Jornalismo da Rádio Ótima FM, onde está a frente do noticiário das 3 emissoras do grupo Portiolli: Pindamonhangaba, São José dos Campos e Ribeirão Grande. É âncora do Jornal da Ótima FM, que vai ao ar todas as manhãs das 7 as 8 horas, com notícias de toda região e abrangendo mais de 39 municípios.

Próxima Sessão Ordinária

A 27ª Sessão Ordinária de 2017, será realizada no dia 21 de agosto de 2017, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pelo canal 04 da operadora de TV a cabo NET e pela internet no portal do legislativo: www.pindamonhangaba.sp.leg.br.