Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Turismo e institui o Dia Municipal do Administrador

por Luiz Carlos Pinto publicado 15/05/2018 16h55, última modificação 16/05/2018 10h38
Na mesma sessão, foi aprovada a concessão da Medalha João Carlos de Oliveira ao judoca Matheus Teotônio da Silva, por sua atuação na Confederação Nacional de judô. Também aceita a denominação da quadra de futebol society do Centro Esportivo Zito, em Moreira César
Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Turismo e institui o Dia Municipal do Administrador

Parlamentares instituem o Dia do Administrador e aprovam criação do Conselho Municipal de Turismo

Com três projetos na Ordem do Dia e duas inclusões, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 14 de maio, a sua 16ª Sessão Ordinária. A Sessão foi marcada com a aprovação de quatro Projetos de Lei.


Ordem do Dia

O Projeto de Lei n° 08/2017, de autoria do vereador Carlos Moura – Magrão (PR), que “Institui o Dia Municipal do Administrador”, foi aprovado por unanimidade. Em sua justificativa, parlamentar alega que o Dia do Administrador é celebrado em 9 de setembro, por ser a data da assinatura da Lei n° 4769, de 9 de setembro de 1965, que regulamentou a profissão de Administrador no Brasil. A data também foi instituída pela resolução CFA n° 65/68, de 09/12/68. Considerando a inclusão no calendário oficial do município devido à importância de um administrador para o sucesso das organizações públicas e privadas que ganham especial relevo no contexto atravessado pela economia mundial, intensamente globalizada e que envolve, rotineiramente, operações e diálogos com outras organizações. Assim, se considerarmos a amplitude da abrangência das competências do administrador, torna-se inegável a sua indispensabilidade para o sucesso da sociedade. Além disto, nossa economia na indústria, comércio, serviços e agropecuária, demanda em todas as suas atuações profissionais em administrações competentes para desenvolverem e planejarem seus desenvolvimentos. Sendo assim, considera-se que esta casa de Leis reconheça a importância o papel do Administrador para o município de Pindamonhangaba e que a data de 09 de setembro passa integrar o calendário oficial de eventos da cidade.


O Projeto de Lei n° 48/2018, de autoria do vereador Felipe César – FC (PV), que “Proíbe, no município de Pindamonhangaba, a prática de exibições artísticas por malabares, acrobatas e afins, nos cruzamentos de vias urbanas, sinalizadas ou não”, foi adiado por 60 dias a pedido do autor.

Outra propositura aprovada por unanimidade é o Projeto de Decreto Legislativo n° 05/2018, de autoria do vereador Rafael Goffi (PSDB), que “Concede a Comenda João Carlos de Oliveira” ao atleta Matheus Teotônio da Silva, por sua significante atuação na Confederação Nacional de Judô, atuando como Gestor Técnico Nacional de Eventos, destacando o nosso município nacionalmente.


Inclusões

Duas propostas foram incluídas na Ordem do Dia da 16ª Sessão Ordinária: o Projeto de Lei nº 55/2018, de autoria do Poder Executivo que cria o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, foi aclamado por todos os parlamentares presentes. Esta propositura visa adequar o Conselho Municipal de Turismo ao modelo sugerido pelo Conselho Estadual de Turismo e encaminhado pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico.

Outra proposta do Executivo aprovada por unanimidade é o Projeto de Lei nº 60/2018, que “Denomina de Professor Elenil José de Souza, a quadra externa de futebol society do Centro Esportivo José Eli Miranda – Zito, em Moreira César.

Elenil José de Souza

Nasceu na cidade de São Paulo, em 19 de agosto de 1949, veio morar em Pindamonhangaba com 7 anos de idade e adotou a cidade como sua terra natal. Cursou o ensino fundamental no Colégio Pujol e, posteriormente, magistério no Instituto de Educação João Gomes de Araújo. Começou a jogar futebol pela Associação Atlética Ferroviária e se destacou em diversos clubes da cidade, em especial na Equipe do Industrial de Pindamonhangaba, na Equipe Grená de Coruputuba, na década de 70, oportunidade em que foi campeão amador do Estado de São Paulo. Representou brilhantemente a cidade de Pindamonhangaba também na modalidade de voleibol, como jogador e, posteriormente, como técnico da CME - Comissão Municipal de Esporte de Pindamonhangaba. Foi professor, mestre em Educação Física, formado pela ESEFIC - Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro, onde lecionou por mais de 25 anos como professor das cadeiras de voleibol e futsal. Lecionou ainda na UNESP de Guaratinguetá/SP. O Professor Elenil teve cinco filhos, faleceu em 12 de janeiro de 2011, aos 61 anos.

Homenagem

O Presidente da Câmara, vereador Carlos Moura – Magrão (PR) numa questão de ordem, prestou homenagem ao atleta Marcos Paulo Leal Ferreira, campeão da Gymnasiade 2018 – Campeonato Mundial Escolar de atletismo, realizado no Marrocos, na prova dos 110 m com barreiras, elevando o nome de Pindamonhangaba no pódio esportivo mundial, representando com dignidade o atletismo brasileiro e ao seu treinador Luiz Augusto Fonseca Consolino.


Marcos Paulo Leal Ferreira

Nasceu em Pindamonhangaba, no dia 08 de junho de 2001, é filho de Marco Antônio Ferreira e Magali da Silva Leal. Morador do bairro Cidade Nova, começou a se dedicar ao esporte no projeto “Escola em Excelência”, e isso foi fundamental, pois através desse projeto, teve a oportunidade de praticar e desenvolver seu talento. Com apenas 16 anos, o atleta tem uma carreira recheada de bons resultados com destaque para o título nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile em 2017, resultado esse de um trabalho a longo prazo. Foram 6 anos meio de dedicação e esforço. No último dia 06 de maio de 2018, sagrou-se campeão mundial do “Gymnasiade 2018-Campeonato Mundial Escolar”, no Marrocos, na prova de 110 metros com barreiras. Marcos Paulo, um jovem Pindamonhangabense com um futuro promissor no cenário esportivo mundial.

Luiz Augusto Fonseca Consolino

Natural de Pindamonhangaba, Luiz Gustavo tem 34 anos, filho de Luiz Mario Consolino e Denise Fonseca Consolino, é graduado em Educação Física pela Universidade de Taubaté e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho. Treinador Nivel I pela IAAF - Federação Internacional das Associações de Atletismo. Começou sua carreira como professor de Educação Física, da Rede Estadual de Ensino, onde trabalhou por 8 anos e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté. É funcionário municipal lotado na Secretaria de Esportes desde 2011, atualmente é técnico de atletismo e Gestor de Atividades Esportivas. Como treinador tem os principais títulos: Campeão da Gymnasiade - Campeonato Mundial Escolar, Campeão dos jogos Sul-americanos da Juventude, 7 medalhas em Campeonatos Brasileiros Sub 16, Sub 18 e sub 20 pela Confederação Brasileira de atletismo, Campeão estadual dos Joguinhos da Juventude, além de medalhas em Campeonatos Estaduais sub 16, sub 18 e sub 20 da Federação Paulista de Atletismo.

Tribuna Livre

A Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Raíssa Lorena Correa de Araújo, usou a Tribuna Livre para falar a respeito do Projeto de Lei Ordinária nº 48/2018, de autoria do vereador Felipe César - FC, que “Proíbe, no município de Pindamonhangaba, a prática de exibições artísticas por malabares, acrobatas e afins, nos cruzamentos de vias urbanas, sinalizadas ou não”. Raíssa solicitou que, antes de ser votada esta Lei, seja realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Cultura sobre esta proposta, a fim de que se faça valer a atribuição do Conselho, de acordo com que dispõe a Lei nº 4.966/2009, em seu artigo 2º, parágrafo I: “É atribuição do Conselho Municipal de Cultura propor, acompanhar, avaliar e fiscalizar ações de políticas públicas para o desenvolvimento da Cultura, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre na preservação do interesse público”. Desta forma, ela pediu que o Conselho Municipal de Cultura seja consultado a respeito do referido projeto e que possa apresentar avaliações de propostas semelhantes.

Próxima Sessão Ordinária

A 17ª Sessão Ordinária de 2018, será realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de maio, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, à rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br e no canal 4 da operadora NET.