Câmara aprova denominação de rua no Parque São Domingos e adiamento de projeto de permissão de área para empresa

por Luiz Carlos Pinto publicado 01/09/2015 14h25, última modificação 15/06/2016 09h48
Ainda na Sessão, o atleta paralímpico Matheus Henrique recebeu Diploma de Honra ao Mérito por sua participação nos Jogos Parapan-Americanos em Toronto no Canadá

Vereadores adiam permissão de área para empresa

Em sua 30ª Sessão Ordinária, no dia 31 de agosto de 2015, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba aprovou o adiamento do Projeto de Lei n° 77/2015, de autoria do Poder Executivo, que “Autoriza a Permissão de Uso de Bem Público para a empresa FORTESERV Usinagem e Serralheria Industrial Ltda – EPP”. De acordo com a solicitação de adiamento feita pelo Presidente, Vereador Felipe César – FC (PMDB), o projeto apresenta um erro, que deverá ser corrigido pelo Executivo, para voltar a apreciação pelo Plenário.

Na sessão, foi incluso na Ordem do Dia e aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei nº 102/2015, de autoria do vereador Ricardo Piorino (PDT), que “denomina de Tenente Euclydes Silvério, a rua 05, do Loteamento Vila Romana, localizado no Parque São Domingos.

Vereadores aprovam denominação de rua no Parque S. Domingos

Quem foi Tenente Euclydes Silvério

Nascido em Piquete, dedicou sua vida ao Exército Brasileiro durante 31 anos. Residiu em Pindamonhangaba, onde constituiu família. Era casado com Gabriela Silvério, já falecida, com quem teve cinco filhos: Euripedes e Ulisses, já falecidos, e ainda, Kleber, Cleusa e Euclydes. Durante os 29 anos que residiu em Pindamonhangaba, era uma pessoa muito conhecida e muito querida na cidade. Tinha um vasto conhecimento e muita sabedoria. O Tenente Euclydes foi candidato a vereador de Pindamonhangaba com um slogan muito criativo: “Não vote em branco, vote no Tenente Euclydes”, pois o mesmo era da raça negra. Faleceu em 03 de setembro de 1977, aos 69 anos.

Homenagem de Honra ao Mérito

Durante a 30ª Sessão Ordinária, o vereador Roderley Miotto (PSDB) prestou uma homenagem com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, ao atleta paralímpico Matheus Henrique da Silva. Ele participou da Delegação Brasileira Paraolímpica, na modalidade de natação, onde numa brilhante participação nos Jogos Pan-americanos realizado em Toronto, no Canadá, conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze, quebrando o recorde Parapan nos 50m nado livre. O nadador, também estabeleceu novo recorde das Américas, no revezamento 4 X 100 medley e 3º colocado nos 100m livres.

Roderley Miotto e Matheus Henrique e família

Quem é Matheus Henrique

Nascido em 04 de abril de 1994, é filho de Álvaro da Silva e Andrelina Figueira da Silva, moradores do bairro Araretama, em Pindamonhangaba. Tem uma irmã caçula, Mariana Kelly.

Por recomendação médica, aos 7 anos conheceu a natação e desde então o esporte passou a ser uma rotina na sua vida. Aos 12 anos participou da primeira competição em nível regional: os Jogos Regionais de 2008, onde conquistou uma medalha de bronze.

Com 13 anos, recebeu o convite do professor Wilson, que era um dos técnicos da equipe de natação da cidade de Pinda, integrando a equipe de natação paralímpica da cidade, participando com frequência dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Em 2009, já com o técnico Lúcio, teve a primeira participação em âmbito nacional, tornando campeão brasileiro aos 15 anos de idade, mantendo o recorde brasileiro dos 100m nado peito.

A primeira convocação para fazer parte da seleção brasileira foi em 2010, e desde então participa das grandes competições representando nosso país, como o Campeonato Mundial Júnior da IWAS, na República Tcheca; o campeonato alemão de natação paralímpica; o Mundial de Natação absoluto, em Montreal, no Canadá, entre outros.

Sua participação em Jogos Parapan-Americanos aconteceu em 2011, na cidade de Guadalajara no México, no qual conquistou 5 medalhas: 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.

Nos Jogos Parapan-Americanos em Toronto, no Canadá, conquistou grandes resultados: 2 medalhas de ouro e 1 de bronze e também passou a ser o recordista da competição na prova dos 50m livre, estando muito próximo de alcançar o índice para participar da principal competição de sua vida: os Jogos Paralímpicos do Rio – 2016.

Faz parte da equipe do Centro de Referência da natação paralímpica brasileira, com sede na cidade de São Caetano do Sul.

Apesar de ter uma limitação física, nunca se sentiu incapaz de realizar alguma coisa, e hoje em dia, fala a todos que: “com força de vontade, dedicação, trabalho duro e fé, todos podemos chegar aonde sonhamos”.

Vereadores, paratleta Matheus Henrique e familiares

Próxima Sessão Ordinária

Devido ao feriado de 7 de setembro na segunda-feira, a próxima Sessão Ordinária, de nº 31, será realizada na sexta-feira, dia 11 de setembro, partir das 8 horas da manhã, no plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Real Ville, Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.camarapinda.sp.gov.br e no canal 04 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.

Assessoria de Comunicação/lcp

1º de setembro de 2015 - 11h05