Câmara aprova denominação de rua no Vila Romana, convênio com entidades e abertura de crédito adicional

por Luiz Carlos Pinto publicado 07/07/2015 11h20, última modificação 15/06/2016 10h14
A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou nesta última segunda-feira, dia 6, a sua 24ª Sessão Ordinária.

Vereadores aprovaram três projetos da Ordem do Dia por unanimidade

Na pauta da Ordem do Dia foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei n° 86/2015, de autoria do Vereador Ricardo Piorino (PDT) que “Denomina de MÁRIO JACINTHO DA SILVA a Rua 01, do Loteamento Residencial Vila Romana”.

Quem foi Mário Jacintho da Silva

Nascido em Rodeio, município de Sapucaí Mirim – MG em 28 de março de 1918,

Mário Jacintho era filho de João Jacintho da Silva e Antonieta Monteiro da Silva, e sobrinho do famoso pintor Clodomiro Amazonas, irmão de sua mãe que era prima do grande escritor Monteiro Lobato. Veio para Pindamonhangaba com quatro anos de idade, onde residiu até seu falecimento em 18 de setembro de 2002, aos 84 anos.

Foi casado com a senhora Maria Aparecida Graça Carvalho, resultando em 62 anos de união conjugal que geraram 8 filhos: Caio Mário, Dayse Solange, Sônia Marlene, Lúcia Aparecida, Regina Célia, Maria Elizabeth, Leila Icaraí e Tito Lívio.

Em 1948 foi nomeado Servidor da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba pelo então prefeito Dr. Francisco Romano de Oliveira, aposentando-se em 1984, como Diretor e Assessor Técnico Legislativo.

Dirigiu o jornal “Tribuna do Norte” por quatro períodos, também foi membro atuante da Academia Pindamonhangabense de Letras e sócio-fundador do Aeroclube de Pindamonhangaba, em 1939.

Inclusões

Ainda na mesma Sessão, foram inclusos dois Projetos de Lei de autoria do Executivo. O primeiro é o Projeto de Lei 98/2015, que “Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 385 mil”. De acordo com a justificativa do Projeto, “estes recursos são disponibilizados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, referentes ao Programa Brasil Carinhoso, a serem utilizados na aquisição de materiais de consumo para creches do município”. A outra inclusão, o Projeto de Lei 96/2015, também de autoria do Executivo, “Autoriza o Executivo Municipal a conceder subvenção e celebrar convênio com as entidades que especifica”, sendo destinados ao Lar Irmã Terezinha a importância de R$ 162.227.87, ao Lar São Vicente de Paulo R$ 103.818,55 e ao Lar Irmã Terezinha o valor de R$ 32.900,00. De acordo com o Projeto, estes recursos são verbas provenientes do Fundo Municipal do Idoso – FMI e Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, que foram aprovadas e deliberadas pelos referidos conselhos.

Próxima Sessão Ordinária

E na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, partir das 18 horas, a Câmara de Pindamonhangaba realiza a 25ª sessão ordinária de 2015. O plenário “Francisco Romano de Oliveira” está localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Real Ville, Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.camarapinda.sp.gov.br e no canal 04 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.

Assessoria de Comunicação/lcp

07 de julho de 2015 - 10h45