Câmara de Pindamonhangaba acolhe pastores e membros das igrejas evangélicas e comemora os 502 anos da Reforma Protestante

por Robson Luis Monteiro publicado 24/10/2019 14h15, última modificação 24/10/2019 14h15
Ato Solene também marcou a abertura da 17º Semana Evangélica de Pindamonhangaba
Câmara de Pindamonhangaba acolhe pastores e membros das igrejas evangélicas e comemora os 502 anos da Reforma Protestante

Vereadores, Pastores e Membros das Igrejas Evangélicas de Pindamonhangaba comemoraram os 502 anos da Reforma Protestante

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba acolheu nesta terça-feira, dia 22 de outubro, em seu plenário, pastores e membros das Igrejas Evangélicas de Pindamonhangaba para a realização da Sessão Solene em comemoração aos “502 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE” e o evento de ABERTURA SOLENE DA 17ª SEMANA EVANGÉLICA DE PINDAMONHANGABA. O ato solene foi presidido pelo vereador Rafael Goffi Moreira (PSDB) que também é autor do Requerimento nº 2.986/2019, de 30 de setembro de 2019 e que deu origem ao evento. Além de Goffi participaram da sessão os vereadores Jorge Pereira Alves – Jorge da Farmácia (PR) e Gislene Cardoso - Gi (DEM). Na Mesa Diretora também estavam presentes o Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues; e os Pastores Ezequiel Tomé Braça (Presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Pindamonhangaba); Abner Ferreira Cerqueira (Presidente de Honra do Conselho de Pastores de Pindamonhangaba); Robson Rene dos Santos (Orador Oficial e Líder da Primeira Igreja Batista de Moreira César); Samuel Bezerra (Igreja Assembleia de Deus – Antioquia) e o senhor José Alexandre Faria (Assessor Parlamentar da Deputada Damaris Moura e Conselheiro da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa – ABLIRC).

Após a saudação inicial e a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, o presidente da Mesa, vereador Rafael Goffi afirmou que “tem um profundo respeito por esta data tão simbólica para o mundo todo”. Goffi observou que “celebrar a sessão solene da Semana Evangélica é celebrar a esperança e o entusiasmo enche os nossos corações de alegria. Que nesta noite, Pindamonhangaba seja essa cidade iluminada e fonte de luz para todos nós”.

Em seguida, O presidente da Mesa Diretora concedeu a palavra ao Líder da Igreja do Evangelho Quadrangular de Pindamonhangaba e Bispo Regional, Pastor Lucas Antunes, para a Oração Inicial da noite festiva.

Orador Oficial

Posteriormente, o vereador Rafael Goffi anunciou a participação do orador oficial da sessão, Pastor Robson Rene dos Santos, da Primeira Igreja Batista de Moreira César. Ele iniciou saudando aos vereadores e seus colegas de ministério que estavam presentes.

    

Robson Santos fez um relato histórico de todo o contexto da Reforma Protestante e sua importância para a humanidade. “Um dos desdobramentos da Reforma foi a separação entre igreja e estado, pois na idade média a Igreja se prostituiu desejosa por poder, a união incestuosa dos poderes políticos com os religiosos, para manutenção do status quo trouxe incontável prejuízo e miséria para o povo”. E acrescentou: “Senhor Prefeito, senhores e senhoras vereadores, celebramos a reforma conjuntamente nesta casa do Povo, nos apresentando no espírito da Reforma, não como quem anseia ter poder mas como quem se apresenta para servir, pois esta foi a orientação que recebemos do Senhor Jesus registradas nas páginas da bíblia sagrada”.

Por isso, Robson Santos também fez um apelo aos presentes: “Quero conclamar e convidar aos meus colegas pastores nesta transição em que nos tornamos amigos para, juntos, empunharmos a bandeira ensanguentada do calvário, que dignificam o homem e que, juntos, ensinemos às nossas igrejas os valores éticos, morais e verdadeiros, que mostram a diferença entre o justo e o injusto, o que serve e o que não serve a Deus”. O Pastor Robson explicou que “é preciso ampliar as bases do diálogo, pois há um povo diferente em Pindamonhangaba”. Ele concluiu seu pronunciamento afirmando que “nesta celebração dos 502 anos da Reforma Protestante, temos muito a comemorar, pois devemos lembrar que em 2019, um cristão evangélico conquistou o Prêmio Nobel da Paz e com isso, cada um de nós, na parte que nos cabe, possamos contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, onde os homens vejam nossas boas obras e que Deus nos glorifique”.

    

Prefeito

Presente ao evento, o Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, saudou a todos as autoridades e os pastores presentes e disse que “agradece a todos que tem se colocado de joelhos e orado pelas nossas realizações”. Dr. Isael enalteceu a realização dessa celebração dos 502 anos da Reforma Protestante e pediu, humildemente que “meus irmãos não cessem as orações por nós e pela nossa cidade, já que nossa vida não é feita de glamour, mas sim de cobranças e trabalho e eu necessito das orações de todos para concluir essa missão que me foi dada por Deus”.

Homenagens

Durante o evento, a Câmara realizou a entrega das honrarias aos homenageados da noite. Receberam Diplomas de “Honra do Mérito” as seguintes personalidades: Pastor MOISÉS MONTEIRO DE MORAIS (Igreja Metodista do Brasil), Pastor WELISON DE JESUS SILVEIRA (Igreja Poiema Church), Missionária MIRIAM FERREIRA NASCIMENTO DE PAULA (ONG Missionários Trabalhadores da Colheita Final), Evangelista ACILON SILVA (Assembleia de Deus – Ministério Belém) Pastora MARIETE BÁRBARA DAMASCENO MONTEIRO (TAP – Tempo de Adoração de Pindamonhangaba); Pastor ABNER FERREIRA CERQUEIRA (Presidente de Honra do Conselho de Pastores de Pindamonhangaba) e o Pastor ROBSON RENE DOS SANTOS (Líder da Primeira Igreja Batista de Moreira César e Orador Oficial da sessão).

    

    

     

   

A sessão solene contou com a participação da Banda da Igreja da Cidade de Pindamonhangaba, que animou a solenidade com a apresentação de músicas de Louvor e Adoração.

Oração de Encerramento

Ao final do evento, como sempre acontece nestas noites festivas, o ilustre Pastor Abner Ferreira Cerqueira conduziu a Oração de Encerramento da solenidade.

Encerrando a sessão solene, o presidente da Mesa, vereador Rafael Goffi agradeceu a presença de todos – autoridades, pastores, convidados e familiares - neste plenário na Sessão Solene comemorativa aos “502 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE e a ABERTURA SOLENE DA 17ª SEMANA EVANGÉLICA DE PINDAMONHANGABA.