Câmara realiza primeira Sessão Ordinária do 2º semestre com três proposituras na Ordem do Dia

por Luiz Carlos Pinto publicado 08/08/2019 13h55, última modificação 08/08/2019 13h55
Todos os projetos de Lei que constaram na pauta foram adiados a pedido dos respectivos autores

Vereadores apreciam três projetos na Ordem do Dia na 1ª Sessão Ordinária após volta do recesso parklamentar

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 5 de agosto, a 26ª Sessão Ordinária de 2019, a primeira após o recesso parlamentar. Constaram da Ordem do Dia três Projetos de Lei, sendo o primeiro, Projeto de Lei n° 80/2019, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão (PR), que “Declara de Utilidade Pública a Associação Nous Escola Noética da Vinci (Consciência Plena)”. Em sua justificativa o edil destaca que esta é uma entidade voltada para a promoção gratuita da Educação, do voluntariado, da saúde preventiva e da Cidadania, tendo enfoque no atendimento de Crianças e Adolescentes inclusive com registro no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de nosso município. Segundo ele, a Associação tem todo o merecimento para ser Declarada de Utilidade Pública pelo importante trabalho desenvolvido, além do que preenche todos os requisitos legais. Professor Osvaldo enfatiza que a Educação é importante para a transformação de crianças e adolescentes através de ações como a dessa Associação, onde se pode incentivar um futuro promissor para elas. Este Projeto de Lei foi adiado por 30 dias a pedido do seu autor devido a falta da documentação solicitada.

A segunda proposta apreciada, o Projeto de Lei n° 132/2019, de autoria do vereador Rafael Goffi Moreira (PSDB), que “Dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos plásticos de uso único nos locais que especifica, e dá outras providências”. Também foi adiado por 20 dias pois receberá emenda ao projeto original. Pela proposta apresentada, o parlamentar justifica que os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, hotéis, motéis e vendedores ambulantes do Município de Pindamonhangaba, estarão proibidos de fornecer a seus clientes copos, pratos, talheres e agitadores para bebidas, de plásticos descartáveis ou de uso único. Em lugar dos produtos plásticos poderão ser fornecidos outros com a mesma função, em materiais biodegradáveis, compostáveis e/ou reutilizáveis, a fim de permitir a reciclagem e impulsionar a transição para uma economia circular.

O terceiro e último Projeto que deveria ser apreciado, o Projeto de Decreto Legislativo n° 04/2018, também de autoria do vereador Rafael Goffi Moreira, que “Concede o Título de Cidadão Pindamonhangabense”, ao ex-deputado estadual, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Pindamonhangaba, enquanto deputado, assistindo os diversos segmentos sociais, objetivando o desenvolvimento de nossa cidade, apresentando e enviando verbas através de emendas parlamentares, bem como intercedeu junto ao Governo Estadual por Pindamonhangaba. Esta propositura foi adiada aguardando o retorno do homenageado que se encontra em viagem, impossibilitando de receber a justa homenagem.

Próxima Sessão Ordinária

A 27ª Sessão Ordinária de 2019, será realizada no dia 12 de agosto, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela TV no canal 04 da operadora de TV a cabo NET e pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br.