Chefes, Escoteiros, Escotistas e Lobinhos lotam plenário da Câmara para sessão solene comemorativa ao Dia do Escoteiro

por Robson Luis Monteiro publicado 25/04/2018 08h40, última modificação 25/04/2018 08h42
Integrantes do Grupo Escoteiro ITAPEVA – 97/SP e do Grupo Escoteiro Levi – 361/SP receberam honrarias da Câmara de Pindamonhangaba

Familia escoteira do município comemorou a data festiva em sessão solene na Câmara de Pindamonhangaba

O Dia do Escoteiro foi comemorado em Pindamonhangaba nesta segunda-feira, dia 23 de abril durante uma sessão solene comemorativa realizada no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”. O ato solene foi conduzido pelo Presidente da Câmara, vereador Carlos Moura – Magrão (PR) e contou com a participação dos vereadores Roderley Miotto (PSDB), Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR), Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo (PR) e Rafael Goffi Moreira (PSDB). Entre as autoridades presentes estavam o Subtenente Agnaldo Assis de Andrade (que representou a Comandante da 2ª Companhia da PM de Pindamonhangaba, Capitão PM Lucimeire Jeronymo), o Sargento Lucas José dos Santos (representando o Comandante da 12ª Companhia de Engenharia de Combate de Pindamonhangaba, Major Dan Milli Pereira), o Diretor do Grupo Escoteiro Levi – 361/SP, Irineu Moreira e o Diretor-Presidente do Grupo Escoteiro ITAPEVA – 97/SP e Orador Oficial da sessão, Rodolfo Brockhof.

Foram homenageados com Diplomas de Honra ao Mérito a Chefe Teresinha dos Santos Rufino Gaby e a Escoteira Carolina de Souza Rodrigues (tropa ASHANTIS do Grupo Escoteiro ITAPEVA – 97/SP) e a Escotista Sônia Suely da Silva Malheiros e o Escoteiro Luther Barbosa Monteiro da Silva (Grupo Escoteiro Levi – 361/SP).

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Carlos Moura – Magrão disse “compartilhar a alegria de chefes, escoteiros, lobinhos e demais integrantes da comunidade escoteira de Pindamonhangaba pela passagem de importante data”. Magrão afirmou que “essa Casa Legislativa apoia e condecora esses valentes abnegados que desde tão cedo trilham caminhos de doações, com práticas de boas ações a serviço das missões, quer nas cidades quer nos sertões até as mais ingrimes regiões dignificando suas Corporações, aprimorando a excelência à formação do cidadão do futuro”.

Após a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, o presidente da sessão solene concedeu a palavra ao Orador Oficial da noite, o Diretor-Presidente do Grupo Escoteiro ITAPEVA – 97/SP, Rodolfo Brockhof.

Em seu pronunciamento, o dirigente escoteiro lembrou “a importância do escotismo na formação do jovem e do ser humano”. “Digo olhando para esses jovens que eu vejo a esperança de um futuro melhor, de um presente melhor. Vejo nestes jovens, características de honra, de bondade, consideração, de respeito mútuo, de afeto”. Brockhof completou: “Costumamos dizer que o Movimento Escoteiro é feito pelos jovens e para os jovens, mas ousaria dizer que o Movimento Escoteiro é feito pelos jovens e para os jovens continuarem nos ensinando a sermos melhores”.

Em seguida, o Presidente da Casa, concedeu a palavra ao Orador oficial da Câmara, vereador Roderley Miotto, para a saudação aos chefes, escotistas, escoteiros e lobinhos que estavam presentes. “Quando vejo a história do escotismo que começou lá atrás com Coronel Britânico Baden Powell e hoje tem mais de 100 milhões de pessoas envolvidas, eu sinto um orgulho muito forte de vocês. Todos vocês que fazem parte do movimento escoteiro em Pindamonhangaba são a prova mais real de que isso deu certo. Escotismo é patriótico, é voltado para o bem comum. Vocês fazem parte de um movimento fantástico que dignifica a cidade de Pindamonhangaba”.

Diplomas

Após os pronunciamentos, a Chefe Teresinha dos Santos Rufino Gaby, a Escoteira Carolina de Souza Rodrigues, a Escotista Sônia Suely da Silva Malheiros e o Escoteiro Luther Barbosa Monteiro da Silva receberam seus Diplomas de Honra ao Mérito.

Ao finalizar o evento, o Presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Carlos Moura – Magrão recordou que esse é o quarto ano consecutivo que ele preside este importante ato de reconhecimento aos Escoteiros de Pindamonhangaba. “Quero aqui, especialmente, parabenizar a cada um dos homenageados, e dizer-lhes de seus valores, de seus exemplos a serem seguidos, de suas formações de caráter, de suas bravuras - via de regra - suas coragens, de suas subordinações, solicitudes, de tudo o que fazem de bem e de bom, sempre dando de si o melhor, daí a razão de suas acolhidas nesta festividade de gala, dignificando suas corporações, seus Mestres, honrando-os e sendo retribuídos com a honraria legislativa”.