Crédito Adicional autorizado pela Câmara permitirá aquisição de novos equipamentos para UBS's da Vila São Benedito e Goiabal

por Robson Luis Monteiro publicado 08/03/2016 09h55, última modificação 10/06/2016 08h57
Unidades serão beneficiadas e atendimento médico poderá ser agilizado com maior conforto para a comunidade; PSF do Maricá também ganhou nova denominação

Discussão e votação dos projetos da Ordem do Dia foram tranquilas

A 7ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizada nesta segunda-feira, dia 07 de março, no Palácio Legislativo “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin” definiu a aprovação dos dois Projetos de Lei que estavam relacionados na Ordem do Dia.

O Projeto de Lei n° 13/2016, do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar” no valor de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) recebeu a totalidade dos votos dos vereadores em plenário. A aprovação permitirá ao município o uso deste crédito adicional – incluído na Secretaria de Saúde e Assistência Social, no Fundo Municipal de Saúde/Assistência Atenção Básica (PAB) - para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para Unidades de Saúde Vila São Benedito e Goiabal. A Prefeitura esclareceu que o crédito adicional aberto terá como cobertura o repasse efetuado pelo Ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Siraque.

UBS do Maricá

O outro Projeto de Lei é o n° 07/2016, do vereador Roderley Miotto (PSDB), que “Denomina de RAMIREZ CLAUDINO DOS SANTOS a Unidade Básica de Saúde do bairro Maricá”.A Unidade – que também abriga o PSF (Programa Saúde da Família) – está localizada na rua Moyses Teixeira Coelho.

Ramirez Claudino dos Santos nasceu em Pindamonhangaba no dia 15 de abril de 1988. Filho de Valdemir Claudino da Silva e Rosana da Silva Claudino dos Santos, Ramirez era morador do bairro Maricá. Pessoa batalhadora, filho dedicado e respeitador, trabalhador honesto e amigo de todos, Ramirez possuía um coração grande e estava sempre disposto a ajudar as pessoas. Faleceu aos 23 anos, em 29 de agosto de 2011, vítima de um crime que chocou a cidade.

Tribuna Livre

Na sessão ordinária desta segunda-feira, a 1ª secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pindamonhangaba, senhora Josi Natália Marcondes Pereira, usou o espaço da “Tribuna Livre” para abordar o tema “Dia Internacional da Mulher”.

Em seu pronunciamento, Josi explicou que “essa data comemorativa já é conhecida por muitos e é momento de lembrar e homenagear as mulheres que se dispuseram a fazer a diferença, avançaram e, por consequência, conquistaram a liberdade de exercer suas crenças, a inserção no mercado de trabalho, o direito ao voto e a participação político-partidária”.

Na reflexão que fez aos vereadores e ao público, a secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também cobrou uma maior participação das mulheres nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Hoje há poucas mulheres vereadoras, prefeitas, governadoras, juízas, promotoras de justiça, delegadas e servidoras públicas em geral. Mas não nos desanimemos. Já estamos vendo um tímido aumento nessa participação, porém de forma crescente e contínua”.

Por fim, Josi enalteceu as mulheres que fizeram diferença na sociedade. “Mulheres que fazem a história do mundo e da nossa vida como Maria (mãe de Jesus), Princesa Isabel, Zilda Arns, Madre Tereza de Calcutá, Maria da Penha, entre outras, merecem o nosso eterno reconhecimento”.

8ª Sessão Ordinária

E na segunda-feira, dia 14 de março, os vereadores retornam ao plenário “Francisco Romano de Oliveira”, a partir das 18 horas, para a realização da 8ª sessão ordinária de 2016. A Câmara de Pindamonhangaba fica na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.pindamonhangaba.sp.leg.br e no canal 04 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.