Em sessão solene, Vereadores reconhecem trabalho e elogiam atuação das mulheres de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 13/03/2019 10h40, última modificação 13/03/2019 17h06
“Dia Internacional da Mulher” foi lembrado pela Câmara de Pindamonhangaba com homenagens às mulheres que atuam nas áreas sociais e comunitárias, da educação, dos esportes e da segurança pública
Em sessão solene, Vereadores reconhecem trabalho e elogiam atuação das mulheres de Pindamonhangaba

Tradição em Pindamonhangaba, mulheres representativas das diversas áreas da sociedade foram lembradas e homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Numa noite de intensa emoção, com a presença de autoridades, convidados e familiares, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu nesta segunda-feira, dia 11 de março, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Sessão Solene em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”. Autora do Requerimento nº 186/2019, que deu origem à homenagem, a vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM) presidiu a sessão, cuja Mesa Diretora foi formada essencialmente por mulheres representativas da nossa cidade.

Além da vereadora, participaram da Mesa, a Secretária de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba, Marcela Franco Moreira Dias (que representou o Prefeito do município); a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pindamonhangaba, Viviane Camargo Ferreira; a oradora oficial da sessão, Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Gicele de Paiva Giudice e a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Pindamonhangaba, Viviane Tavares. Os vereadores Carlos Moura – Magrão (PR/vice-presidente da Casa), Janio Ardito Lerario (PSDB/1º Secretário da Mesa), Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), Jorge Pereira Alves - Jorge da Farmácia (PR), Ronaldo Pinto de Andrade - Ronaldo Pipas (PR), Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo (PR) e Roderley Miotto (PSDB) também participaram da sessão.

Abertura: “somos fortalezas de forças”

Na abertura oficial da sessão, a presidente da Mesa Diretora, vereadora Gislene Cardoso lembrou a luta das mulheres nestes tempos de violência. “Sabemos que podemos celebrar, sim, significativos avanços como a Lei Maria da Penha, a endurecida Lei do feminicídio, as implantações das Delegacias de Defesa da Mulher e a Lei da Importunação Sexual”, frisou a parlamentar. Gislene Cardoso defendeu que a Mulher é sempre forte e lutadora. “Estaremos sempre lutando pelo título da igualdade, do respeito, do reconhecimento. Somos fortalezas de forças, perseverantes, implacáveis, vertentes do verdadeiro amor”, concluiu.

  

Oradora Oficial: “É inegável a evolução das mulheres”

Logo na sequência, a presidente concedeu a palavra à Oradora Oficial da sessão, Gicele de Paiva Giudice. Afirmando estar honrada com essa missão de representar as mulheres da cidade e em pronunciamento forte e incisivo, Gicele Giudice reconheceu o papel fundamental que mulheres lutadoras como a mãe e a avó tiveram em sua formação. Mas também mostrou ao público a importância de mulheres excepcionais como Bertha Homem de Mello (autora da versão em Português do ‘Parabéns a você’ ), de Eloyna Salgado Ribeiro (poetisa, trovadora e escritora) e de Hilda César Marcondes da Silva (uma das criadoras da Academia Pindamonhangabense de Letras).


A oradora oficial também enalteceu a figura das mulheres que atuam na política, lutando e representando com maestria e dignidade a nossa sociedade. Gicele destacou o papel da primeira vereadora da cidade, a professora Maria do Carmo dos Santos Gomes – Dona Carminha que assumiu seu mandato em 1969. Destacou, ainda, o trabalho e a representatividade das vereadoras Terezinha Schirley Caússo Campos, Myriam Alckmin Ramos Nogueira, Geni Dias Ramos e a vereadora Gislene Cardoso que conduzia a sessão.

É inegável que a evolução das mulheres tenha ocorrido em grande escala e que estas tenham assumido posturas proativas, destemidas, como resultado de esforço próprio e não de concessões. Mas ainda há muito a ser feito para que a norma constitucional que trata da igualdade entre homens e mulheres não se restrinja apenas às letras formais, mas se reflita em práticas efetivas no cotidiano da mulher. No final deixo uma mensagem: além de flores, as mulheres clamam por respeito”, finalizou Gicele Giudice.

Homenagens

Como forma de mostrar o reconhecimento da Casa Legislativa às mulheres da nossa cidade, a Câmara de Pindamonhangaba ofertou um Diploma de “Honra ao Mérito” às seguintes personalidades: Capitã PM Lucimeire Jeronymo (que no ato solene foi representada pela soldado PM Rosana da Silva Santos); Suely Costa Lemes (que foi representada pela filha, Suelen Lemes da Silva); Sandra Lujan Lopez Rezende; Isabel Lopes Pereira; Maria Ivete Ultramari Rosa; Maria José Barbosa Bissoli; Sonia Maria Dias dos Santos e Vera Lucia Lopes Carbogin. Além do diploma, as mulheres também receberam flores dos vereadores.


No encerramento do evento, a Presidente da Mesa, vereadora Gislene Cardoso agradeceu a presença de todos e novamente parabenizou as homenageadas, que foram dignas merecedoras das indicações às honrarias.