Estrada do Ipiranga é denominada Estrada Municipal Romeu Ronconi

por Luiz Carlos Pinto publicado 23/09/2015 09h40, última modificação 15/06/2016 08h52
Em sua fala na Tribuna Livre, a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência abordou assuntos e temas relacionados ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Estrada do Ipiranga é denominada Estrada Municipal Romeu Ronconi

Sessão teve ainda a participação da Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba aprovou por unanimidade em sua 33ª Sessão Ordinária, realizada no dia 21 de setembro, o Projeto de Lei n° 111/2015, de autoria do vereador José Carlos Gomes – Cal (PTB), que “Denomina o trecho da estrada localizada entre a avenida Prof. Manoel César Ribeiro, estendendo-se até a avenida Vidigal Neto, de Estrada Municipal ROMEU RONCONI (antiga Estrada do Ipiranga)”.

Quem foi Romeu Ronconi

Conhecido Romeu da Banca, Romeu Ronconi, tinha 84 anos, filho de imigrantes italianos que se instalaram no Quiririm, em Taubaté, onde plantavam arroz. Em 1952, veio para Pindamonhangaba, instalando a primeira banca de jornal, que ficava no “Bar do seu Artur”, onde fez muitas amizades e numerosos amigos com sua simpatia e generosidade. Trouxe seu cunhado para trabalhar na banca e juntos fundaram o “Brasília Lanches”, que foi um marco para Pindamonhangaba, pois era um dos estabelecimentos mais bonito da cidade, introduzindo o sorvete Kibon que, na época, era um luxo.

Romeu era casado com Dona Vicentina, uma italiana da Calábria, que fez a primeira receita do panzerotti, um tipo de pastel italiano. Tinham quatro filhos: Ângela, professora e comerciante; Armando Maurício, professor de Educação Física, atualmente gerente do Supermercado Excelsior; Mário Augusto, veterinário e vice-reitor da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro e Antônio Márcio, falecido aos 6 anos de idade. Também criou Ana Sílvia, filha do seu irmão Carlito.

Romeu e a família moraram nas ruas dos Expedicionários e General Júlio Salgado, até que comprou um sítio no bairro Cidade Nova, denominado “Sitio Meu Capricho”, na avenida Ipiranga. Foi neste local que Dona Vicentina e Seu Romeu passaram seus últimos dias de vida. Romeu faleceu em 12 de dezembro de 2008.

Familiares de Romeu Ronconi - o Romeu da banca e vereadores

Tribuna Livre

No início da Sessão, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Andréa Campos Sales Martins, usou a Tribuna Livre para destacar a data de 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Ela enfatizou que este ano foi promulgada uma Lei Federal: o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também abordou a realização da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, na semana passada, onde debateram as propostas da pessoa com deficiência no município. Segundo Andréa, “Leis existem, as pessoas conhecem, mas não as colocam em prática. É triste brigar por uma coisa que você tem direito”, conclui.

Próxima Sessão Ordinária

Na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, a partir das 18 horas, será realizada a 34ª Sessão Ordinária, no plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Real Ville, Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.camarapinda.sp.gov.br e no canal 04 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.

Divisão de Comunicação/lcp

22 de setembro de 2015 - 14h30