Frente Parlamentar de Defesa dos Animais decide marcar reunião com Secretária de Saúde

por Robson Luis Monteiro publicado 19/03/2018 09h44, última modificação 19/03/2018 09h44
Encontro de trabalho visa discutir, entre outros assuntos, o processo de castração de animais em Pindamonhangaba e a situação dos cães e gatos do Empreendimento “Bem Viver”, do Araretama

Frente Parlamentar quer discutir diversas questões com a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba

A Frente Parlamentar Municipal de Proteção e em Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba esteve reunida novamente na quinta-feira, dia 08 de março, no Auditório Vitório Cassiano para tratar de diversos assuntos pendentes. A reunião foi presidida pelo vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR) e contou com a presença dos assessores parlamentares Fabienne Costa Lemes, Danilo Homem de Melo Gomes da Silva (do Gabinete do vereador Rafael Goffi Moreira - PSDB) e Lucas Gomes Ferreira (do Gabinete do vereador Roderley Miotto Rodrigues - PSDB) e os munícipes Maria Aparecida de Oliveira (Associação JAYA), Domingos Sávio Duran e Cleide Fernandes da Silva (Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da OAB/PINDA).

A saudação inicial foi feita pelo presidente da Frente, vereador Ronaldo Pipas que mais vez, ressaltou a importância desta Frente, que desde a sua criação em junho de 2017, tem atuado com firmeza e dedicação para solucionar os problemas dos animais da cidade. Ronaldo Pipas criticou a Prefeitura, pois o Executivo sabe das reivindicações da Frente Parlamentar mas não implementa as medidas necessárias para solucionar os problemas. “A Prefeitura nada fez até o momento. O Empreendimento Bem Viver, do Araretama, é uma prova disso. No local já tem moradores e já temos casos de animais abandonados”, disse o vereador Ronaldo Pipas. O parlamentar afirmou que deverá fazer uma Moção de Repúdio à Prefeitura pela falta de comprometimento com esta Frente.

Outro assunto abordado por Ronaldo Pipas foi o requerimento de sua autoria aprovado em janeiro solicitando ao Executivo informações acerca das providências que estão sendo tomadas para compra de medicamentos para o abrigo municipal de animais do município, bem como, informações sobre os recursos oferecidos ao veterinário do abrigo municipal, Dr. Marcos. Embora o Executivo tenha encaminhado o Ofício nº 93/2018-GAB com a resposta - que o processo de compra encontra-se em fase de cotação de valores para aquisição dos mesmos – o vereador contestou o fato salientando que é uma resposta inverídica, pois “há medicamento, visto que foi solicitado pelo Dr. Marcos 5 (cinco) medicamentos e foram enviados apenas 2 (dois), acrescentando indignado que a Secretaria de Habitação ligou para meu gabinete perguntando o que fariam com os animais do Empreendimento Bem Viver”.

A frente voltou a abordar o tema “castração de animais” e as emendas recebidas por Pindamonhangaba. Como as informações estão desencontradas, o municípe, Sávio Duran, requereu que a Secretária de Saúde, Valéria dos Santos seja convidada para uma reunião da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais para sanar essa dúvida. “Queremos saber de quem é a competência da castração na atual Administração”. Imediatamente, o vereador Ronaldo Pipas entrou em contato com a Secretária de Saúde e ficou estabelecido o agendamento de uma reunião na próxima semana visando discutir esse assunto.

No final ficou estabelecido pelos presentes que a Frente elaborará e apresentará na próxima Sessão Ordinária uma Moção de Repúdio para Prefeitura pela falta de comprometimento em honrar as tratativas firmadas com a Frente Parlamentar Municipal de Proteção e em Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, no que diz respeito à causa animal e o agendamento de reunião com a Secretária de Saúde,Valéria dos Santos, em local e horário a serem confirmados.