Legislativo de Pindamonhangaba adere à campanha Maio Amarelo

por Luiz Carlos Pinto publicado 24/05/2017 08h25, última modificação 24/05/2017 08h35
Movimento chama a atenção da comunidade para o alto índice de acidentes no trânsito que fere e mata mais do que uma guerra
Legislativo de Pindamonhangaba adere à campanha Maio Amarelo

Maio Amarelo - Atenção pela vida

Atendendo a determinação do presidente, vereador Carlos Moura – Magrão (PR), a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba aderiu à campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida, onde divulga através da TV Câmara, no período que antecede as transmissões das sessões ordinárias e nos monitores internos, vídeos disponibilizados pela campanha que trata basicamente dos temas: Atenção pela vida, celular e direção, cinto de segurança e velocidade.

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

O Maio Amarelo surgiu em Indaiatuba, sendo lançado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – que tem a sua coordenação, mas trata-se de uma ação multissetorial, envolvendo todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.

A proposta é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para toda a sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.

Países mobilizados pela segurança no trânsito

No seu terceiro ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em 23 países de cinco continentes: Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Benin, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Espanha, Estados Unidos, Geórgia, Holanda, Índia, Marrocos, México, Moçambique, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Dominicana, Tunísia, Vietnã, Uruguai.

Símbolo do Movimento

O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.

Por quê Maio?

A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da ONU (Organização das Nações Unidas) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas. Basta lembrarmos a conscientização o laço da campanha contra a AIDS, em dezembro; o Outubro Rosa, movimento de conscientização contra o câncer de mama; e assim por diante.