por estagiocomunicacao — publicado 06/02/2015 14h15, última modificação 15/06/2016 10h59
Reunião aberta aconteceu nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, e reuniu autoridades municipais, vereadores e munícipes de Pindamonhangaba

Primeira Audiência Pública de 2015 tem grande colaboração dos munícipes

A Câmara de Pindamonhangaba sediou nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, entre as 17h30 e 20h30, a Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana. O ato foi presidido pelo Secretário de Planejamento de Pindamonhangaba, arquiteto Jorge Ricardo Baruki Samahá e contou com a presença dos vereadores Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PPS) – que representou o Presidente da Câmara, vereador Felipe César –, Roderley Miotto (PSDB), Martim Cesar (DEM), Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo (PMDB) e José Carlos Gomes – Cal (PTB), do Secretário de Obras e Serviços, engenheiro José Antônio Rodrigues Alves – Pexão e do Secretário de Habitação, Kennedy Flores Campos.

Em constante desenvolvimento e para garantir a Mobilidade Urbana, o Município, por meio da Secretaria de Planejamento, está realizando a elaboração de um plano e esta foi a primeira Audiência Pública sobre o assunto. O processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, conhecido como PMUP, obedece os preceitos da Lei Federal nº 12.587/12.

A colaboração dos munícipes é muito importante e nesta audiência alguns dos presentes apresentaram sugestões sobre transporte público, transporte coletivo e de cargas, acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros assuntos.

Entre as sugestões apresentadas destacaram-se a ampliação das ciclovias/ciclofaixas em todas as regiões da cidade; a possibilidade de interligação do centro ao Distrito de Moreira César por transporte ferroviário; a implantação de linhas integradas ligando as regiões mais distantes da cidade com uma única tarifa e a padronização de calçadas e equipamentos urbanos (toldos, marquises e etc) na região central e bairros próximos. Também foi apresentada a questão do rebaixamento da linha férrea no centro da cidade como forma de solucionar o problema do trânsito nesta região e facilitar a vida de pedestres e motoristas. As autoridades também tiveram tempo para apresentar suas propostas e, em sua grande maioria, concordaram com os itens apontados pelos munícipes que usaram a tribuna. A ordem de apresentação seguiu a listagem de inscrições prévias.

Moradores apresentam diversas sugestões na Audiência Pública da Mobilidade Urbana [2]

Próxima audiência

No dia 12 de março, a Prefeitura irá realizar a segunda Audiência Pública, no mesmo horário (a partir das 17h30) e local (Câmara de Pindamonhangaba). Além disso, também estão sendo realizadas reuniões técnicas no auditório da Prefeitura e estão previstas outras reuniões com a comunidade. No dia 04 de março, das 18 às 21 horas, a região Leste poderá se manifestar a apresentar suas sugestões no encontro que acontece no Centro Comunitário do bairro. Já no dia 05 de março, no mesmo horário, a população do Centro terá a oportunidade de apresentar suas sugestões na ETEC “João Gomes de Araújo, também das 18 às 21 horas.

06 de fevereiro de 2015 - 14h14