Moral, respeito e honradez são exaltados em celebração ao Dia do Escoteiro na Câmara de Pindamonhangaba

por Luiz Carlos Pinto publicado 20/04/2016 17h25, última modificação 20/04/2016 17h25
Dois chefes e duas escoteiras receberam diploma de Honra ao Mérito por representarem com honra e dignidade os atributos que ensejam a conduta da servidão e essência do amor ao próximo

Escoteiros de Pindamonhangaba festejam seu dia em solenidade na Câmara de Vereadores

Em Sessão Solene comemorativa ao Dia do Escoteiro, a ser celebrado no próximo dia 23, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba homenageou no dia 19, no Palácio Legislativo Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, dois chefes e duas escoteiras com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, pelo destaque nos grupos e nas patrulhas escoteiras.

A solenidade foi realizada por força do Decreto Legislativo nº 03/2010, reivindicada por meio do requerimento nº 659/2016, de autoria do vereador Professor Eric (DEM) que abriu a Sessão, porém devido a compromissos pessoais passou a presidência dos trabalhos ao vereador Magrão (PR), vice-presidente da Câmara, que a conduziu até seu encerramento.

Na oportunidade foram homenageados: Chefe Escoteiro Luiz Antônio Alves e Escoteira Beatriz Diniz Toledo, representando o Grupo Escoteiro Itapeva - 97/SP e Chefe Escoteiro Wilson Oliveira da Silva e Guia Escoteira Sarah de Paula Oliveira da Silva, que representaram o Grupo Escoteiro Evangélico Levi – 361/SP.

O Orador Oficial, professor Clóvis San Martin Leite de Abreu, Chefe do Grupo Escoteiro Itapeva, abrilhantou a sessão discorrendo que “o escotismo é um movimento de jovem e para o jovem, onde o adulto entra como motivador. Ele tem uma função de educação que chamamos de não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral da criança, do jovem e do adolescente e também dentro daquela visão de educação, principalmente de nós adultos que ao relacionarmos com o jovem e a criança, quem mais aprende somos nós, dilatando nossa capacidade de compreensão, de entendimento e de aprender o que é uma vida cheia de alegria, como os escoteiros tentam buscar, fazer”.

O Chefe Clóvis também destacou que o escotismo é baseado em princípios: a relação com Deus, a Pátria e o Próximo, bem como a relação com a natureza e conosco mesmo.

No sentido crítico, ele enfatiza que a Promessa e a Lei Escoteira nos motiva a entrar num conflito sério, onde pergunta, “dá pra se viver a Lei e a Promessa Escoteira nos dias de hoje?”. Como ensinar para os jovens se os adultos não estão dando o exemplo necessário. Afirma ainda que é muito complicado o mundo que estamos deixando para eles, os jovens. Que o movimento escoteiro está fazendo o que ele chama de contra cultura, pois a cultura de hoje, prega tudo que é errado, ela só vê o que interessa. Conclui dizendo que todos nós temos que repensar as nossas atitudes.

Os homenageados

Chefe Escoteiro Luiz Antônio Alves, não pôde comparecer devidos a compromissos inadiáveis assumidos anteriormente, foi representado pelo Orador Chefe Clóvis San Martin e pelos seus assistentes de chefia da tropa Impisa: Chefes Rodrigo e Ewerton.

Nascido em Pindamonhangaba, Chefe Luiz, como é conhecido, iniciou sua participação no Movimento Escoteiro em 2007, levado por seu filho, onde passou a colaborar intensamente nas atividades do Grupo Escoteiro Itapeva. Participou de diversos cursos de formação escoteira. Como Dirigente Institucional participou como membro do Conselho Fiscal e como Escotista foi assistente de Chefia da Tropa Impisa, onde atualmente é Chefe de Seção. É uma pessoa de fácil relacionamento, com bons conhecimentos do Movimento Escoteiro, sempre atuando com dedicação, alegria e liderança na orientação dos jovens, contribuindo para o crescimento do Grupo Escoteiro Itapeva e o engrandecimento do Movimento Escoteiro em Pindamonhangaba.

Escoteira Beatriz Diniz Toledo, representante do Grupo Escoteiro Itapeva, ingressou no Movimento Escoteiro em 2014 e desde então seu crescimento pessoal e as conquistas são uma constante em sua vida. É uma filha organizada, empenhada e muito carinhosa. Participa do Coral Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia do Crispim. Em sua tropa mostra-se disciplinada para aprender sempre mais. Participativa, respeita a promessa e as leis do escotismo. É irmã dos demais escoteiros, e nas atividades está sempre pronta para ajudar a todos.

Chefe Wilson Oliveira da Silva, é do Grupo Escoteiro Evangélico Levi, onde ingressou em 2015. Um dos fundadores do Grupo Escoteiro Evangélico Lerru, está no movimento desde 2011. Toda sua família está envolvida no escotismo. É uma pessoa dinâmica, sempre disponível para ajudar nas várias atividades de Grupos e até mesmo dos Distritos da região. Um grave acidente o deixou internado, onde a leitura dos vários livros, manuais e regras do Escotismo, permitiu com que pudesse colocar em prática todas as teorias com muita segurança e dedicação, sendo destaque em diversas atividades escoteiras em todos os ramos: Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros. Atualmente é Chefe de Seção da Tropa Escoteira Sarça Ardente do Grupo Escoteiro Evangélico Levi, sendo exemplo para todos os jovens e escotistas do Grupo.

Guia Escoteira Sarah de Paula Oliveira da Silva, participa do Movimento Escoteiro desde 2011, quando incentivou e participou da criação do Grupo Escoteiro Evangélico Lerru, em Tremembé. Atualmente é membro do Grupo Escoteiro Evangélico Levi. Sempre dedicada em todas as atividades escoteiras, participou de vários acampamentos, jornadas, desafios, excursões, trilhas ecológicas, de sobrevivência, prevenções a incêndios e primeiros socorros, sociais e comunitárias, destacando-se nas ações em escolas, lar de crianças e idosos, onde desenvolve brincadeiras com jogos e brinquedos.