No Dia do Professor, Educadores recebem homenagem da Câmara e Vereadores afirmam que educar é ensinar o que é moral e ético

por Luiz Carlos Pinto publicado 09/11/2016 14h17, última modificação 09/11/2016 14h17
Os docentes receberam Diploma de “Honra ao Mérito” especialmente por sua contribuição e aprimoramento na luta irrestrita pela qualidade e excelência da Educação em nossa cidade

Educadores são homenageados com Sessão Solene em comemoração ao Dia do Professor

Em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores homenageou professores da rede municipal, estadual e particular de ensino de Pindamonhangaba.

O Vice-Presidente da Câmara, vereador Carlos Eduardo de Moura – Magrão (PR), presidiu a cerimônia, realizada no último dia 07 de novembro por meio do Decreto Legislativo nº 09/2005.

No evento foram homenageados os professores: Flávia Paim Kassab, Joaquim Benedito Pereira, Maria José Laurindo Lemes, Osvaldo Macedo Negrão, Mirtes Marroco Paim, Neucy Marcondes Moreira Corrêa, Sandra Helena Lucina Lima (Rede Municipal de Ensino), Cramer Vieira Gomes (Rede Estadual de Ensino) e Thiago Moura Figueiredo (Rede Particular de Ensino).

Representante da Diretoria Regional de Ensino, o supervisor de ensino, professor José Antônio Medina Marques, saudou a todos os homenageados destacando: “Esta homenagem é um pouco do que todos (os educadores) esperam com o nosso trabalho. Todos nós que trabalhamos com educação, sejam os professores no seu dia a dia na sala de aula, sejam os gestores, os diretores ou o corpo administrativo das secretarias, das diretorias de ensino, esperamos esse reconhecimento pelo nosso trabalho, a nossa dedicação”.

Representando o Prefeito Vito Ardito Lerario, a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena, enfatizou que “quem está aqui para ser homenageado é que, de alguma forma, durante toda sua trajetória dentro da educação fez uma diferença enorme, compôs história, trouxe transformação, marcou vidas, tornou-se referência. E tornar-se referência é uma responsabilidade muito grande dentro de uma área em que mexe diretamente com vidas. Ao fazermos uma relação, principalmente nós que somos da educação e acreditamos nela, ao fazermos a nossa relação se vale a pena ser professor, que seja feito isso com muito respeito, que em latim quer dizer “um olhar atrás”. Então possamos sempre olhar atrás para vermos o que cada um de nós enquanto indivíduos podemos melhorar, o quanto podemos transformar. Que esta noite seja de olhar atrás e dizer a estes mestres parabéns pela trajetória e com muito respeito o nosso reconhecimento e parabéns a todos”.

O vereador Janio Lerario entregou o Diploma de “Honra ao Mérito” ao seu homenageado, professor Joaquim Benedito Pereira; o vereador Magrão, representando o vereador Ricardo Piorino ofereceu a honraria em seu nome ao homenageado, Professor Osvaldo Macedo Negrão; o vereador José Carlos Gomes - Cal consignou a láurea à professora Maria José Laurindo Lemos, junto com o filho da homenageada, também professor, Carlos Eduardo; a Secretária de Educação Maria Aparecida Pedroso agraciou o representante da professora Mirtes Marroco Paim, seu esposo Fábio José Guimarães Paim e também a professora Sandra Helena Lucina Lima; o vereador Professor Osvaldo destacou o árduo trabalho de educar à sua homenageada professora Nelcy Marcondes Moreira Corrêa; o vereador Magrão diplomou a professora Flávia Paim Kassab; o supervisor de Ensino José Antônio Medina Marques concedeu a comenda ao professor Cramer Vieira Gomes e o sócio mantenedor do Colégio Siciliano, Mateus Pereira da Silva, entregou a homenagem ao professor Thiago Moura Figueiredo.

O vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão, em sua fala, disse que “sabemos de todas as angústias que o professor passa. Sou professor e não gosto de usar esse termo, porque temos que ser profissionais e lutar pela nossa profissão. Mas não temos outro jeito e ver como vocação, ser professor é muito de vocação. É uma luta que travamos para educar os filhos da nossa sociedade. A cada dia vejo o quanto é essencial lutar por essas crianças, esses jovens, esses adolescentes que precisam cada vez mais de nós e não é só ensinar a matéria, mas ensinar o que é moral, o que é ético. Parabéns a todos os professores, parabéns a todos os homenageados”, conclui o vereador.