Professores são homenageados com Diplomas de Honra ao Mérito pela Câmara de Pindamonhangaba pela passagem do seu Dia

por Luiz Carlos Pinto publicado 22/10/2018 10h55, última modificação 22/10/2018 10h55
Legislativo condecorou àqueles que se notabilizaram na difícil e honrosa arte de ensinar, educar e formar cidadãos que construirão o futuro de nossa Cidade, nosso Estado e nosso País

Vereadores e Professores homenagados posam para fotos no Plenário

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou na segunda-feira, dia 15 de outubro, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor, quando na oportunidade onze educadores foram agraciados pelo trabalho realizado em prol da educação em nossa cidade.

O evento foi realizado por força do Decreto Legislativo nº 09, de 19 de setembro de 2005 e o Requerimento nº 2.022/2018, de autoria do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão (PR), que presidiu a Sessão, após abertura realizada pelo presidente Carlos Moura – Magrão (PR).

A cerimônia contou com a presença da Diretora Regional de Ensino, professora Gicele de Paiva Giudice; o Secretário de Educação Júlio César Augusto do Valle, também representando o prefeito Dr. Isael Domingues; o Secretário de Esportes e Lazer, professor Everton Chinaqui de Souza Lima; o 2º Tenente Roberto Gutierre Silva, representando o comandante da 12º Companhia de Engenharia de Combate Leve Major Dan Milli Pereira, o professor Oriovaldo Rodrigues, Supervisor de Ensino; a professora Gabriela Puppio, Diretora da Escola Criança e Companhia e o professor Luiz Carlos Rodolfo, Orador Oficial e os vereadores: Gislene Cardoso – Gi (DEM), Jorge Pereira Alves – Jorge da Farmácia (PR), Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola (PV), Roderley Miotto (PSDB), Rafael Goffi (PSDB) e Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR).

Na oportunidade, foram homenageados e receberam Diplomas de Honra ao Mérito, pela comemoração do Dia do Professor, pela promoção da cidadania e por pautar sua vida pública e profissional no trabalho, nos princípios éticos, na justiça social e na luta incansável pela construção de uma cidade mais justa, igualitária e fraterna por meio da educação, os seguintes educadores: Carmen Lucia Agostinho, Elaine Aparecida Antunes Ferreira,Julia Peternelli Moreira Miguel, Luciana cistina da Silva, Marcus Roberto Rodrigues da Costa, Maria Lucia Nunes Prado, Marília Souza Fogaça Berthou, Patricia Cristina de Souza Carvalho,Renata Aparecida de Souza Carvalho, Taciane Fernanda Berthoud, Willie dos Santos Machado e Vera Helena do Nascimento Galdino.

O Orador Oficial da Sessão, professor Luiz Carlos Rodolfo, iniciou sua fala dizendo que uma vez leu que: “Nós não nos tornamos professor, nós nascemos professor”. Ele enalteceu os colegas de profissão falando de sua trajetória e o quanto é grato por isso. Destacou que trabalhou em fábrica por cinco anos, mas não se sentia feliz e a profissão o faz feliz dia a dia, pois desde criança dava aulas para seus colegas.

Rodolfo disse que quando começou a lecionar em escola pública, no Eurípedes Braga, ouviu de sua dirigente o seguinte conselho: que explicasse sua matéria, que se dedicasse e que conhecesse bem seus alunos, e que isso o tem pautado nesses seus 27 anos e meio de magistério e que nunca teve nenhuma dificuldade em sala de aula. Ele destacou ainda que, “Não somos professores e alunos, somos amigos e isso que deixa nossa profissão mais grandiosa”. Finalizando enfatizou: “Nossa profissão faz muita diferença nesse caminho difícil, mas prazeroso. Nós fazemos a diferença na vida dessas crianças, desses jovens”, conclui.]

Representando o prefeito Dr. Isael Domingues, o Secretário de Educação, Júlio César Augusto do Valle, parabenizou, em nome do prefeito os homenageados dizendo que este é um momento de gratidão e reflexão profunda, citando uma frase do educador Paulo Freire, onde diz que: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade tem qualquer chance de mudar, de se transformar e se desenvolver”.

A Diretora Regional de Ensino, Gicele de Paiva Giudice, saudou os laureados destacando que “quando a gente quer, somos capazes”. Ela cumprimentou a todos os homenageados e professores presentes pela passagem do seu dia e a grande e desafiadora missão, missão de educar, missão de ensinar e a missão que se carrega do exemplo de servir como base na formação dos seus alunos. A dirigente ainda deixou registrado a todos os educadores, uma mensagem de reflexão de Içami Tiba: “Dia dos Professores: não existe alguém que nunca tenha tido um professor na vida, assim como não há ninguém que nunca tenha tido um aluno. Se existem analfabetos, provavelmente não é por vontade dos professores. Se existem letrados é porque um dia tiveram seus professores. Se existem prêmios, é porque alunos superaram seus professores. Se existem grandes sábios é porque transcenderam suas funções de professores. Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar. Quanto mais se ensina, mais se quer aprender”.

Em nome das instituições de Ensino Particular, a Professora Gabriela Puppio, Diretora da Escola Criança e Companhia ressaltou que “se sente honrada em fazer parte desta homenagem àqueles que iluminam nossa educação. Nossa profissão não é fácil, mas tenho certeza que Deus escolheu as pessoas certas para desempenhar esse papel com tanta dedicação. Parabéns a todos os Professores!”.

Ao concluir a Sessão, o vereador professor Osvaldo Macedo Negrão agradeceu a presença de todos, autoridades, familiares e público presentes, em especial a todos os homenageados, dizendo-lhes que, “a partir desta data, todos eles entraram para o rol da fama entre os grandes e eternos nomes que escreveram a rica história da nossa Princesa do Norte”.