Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública para apresentação do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2018

por Luiz Carlos Pinto publicado 21/03/2019 16h05, última modificação 01/04/2019 11h41
Dados anunciados evidenciaram aplicação acima da recomendação constitucional

Secretaria de Saúde aplicou 33,69% na Saúde de Pindamonhangaba em 2018

A Secretaria de Saúde realizou no último dia 19 de março, no Plenário Francisco Romano de Oliveira, da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, uma Audiência Pública para apresentação do RDQA – Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior, relativo ao 3º Quadrimestre de 2018.

A Audiência foi presidida pelo vereador Roderley Miotto (PSDB)- Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, com a participação dos vereadores Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR) e Jorge Pereira Alves – Jorge da Farmácia (PR) e pela Secretaria de Saúde através da Secretária Adjunta, Mariana Prado Freire e o Diretor de Atenção Especial – José Carlos dos Santos Pinto.

De acordo com o relatório, foram aplicados 33,69% na área da Saúde, perfazendo o total de R$ 115.330.597,95. A descrição detalha a participação das despesas com ações e serviços públicos de saúde na receita de impostos líquida e transferências constitucionais e legais.

Despesas Empenhadas

Seguindo a apresentação, as Despesas Empenhadas tiveram o montante de R$ 342.321.315,27 com Receita Total de Impostos, gerando o valor de R$ 146.107.059,66 com Despesas na Saúde. As Transferências e Taxas totalizaram R$ 30.776.461,71 e as Despesas Brutas Aplicadas na Saúde foram de R$ 115.330.597,95 que geraram o percentual de 33,69% de recursos próprios aplicados na saúde.

Despesas Liquidadas

Da receita total de impostos, foram liquidados no 3º quadrimestre de 2018 os seguintes valores: R$ 141.676.874,01 da Despesa Total da Saúde; R$ 30.387.617,20 referentes a Transferências e Taxas e o montante de R$ 111.289.256,81 de Despesas Brutas Aplicadas na Saúde, que obtiveram o percentual de 32,51% de Recursos Próprios Aplicados na Saúde.

A descrição feita pela Secretaria de Saúde apresentou o percentual legal de 15%, na ordem de R$ 51.348.197,29, de acordo com a arrecadação de impostos, porém o montante aplicado ficou bem acima deste valor, R$ 115.330.597,95, que totalizou 33,69%, sendo que a folha de pagamento dos profissionais de saúde apresentou a quantia de R$ 64.359.141,52.

Realizações

No terceiro quadrimestre de 2018 apresentou como principais realizações na área da saúde: iniciou o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) em Moreira César; mudança do prédio ESF Santa Cecília; descentralização da realização do exame de Eletrocardiograma (ECG) de Moreira César; aquisição de mobília para as unidades ESF Cruz Grande, ESF Bem Viver, UBS Vila São Benedito e UBS Azeredo; instalação de relógio de ponto em 50% das unidades de saúde; aumento nas atividades realizadas do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC); diminuiu a taxa de mortalidade infantil no 3° Quadrimestre e a proporção de 100% de cura de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial.

Ações realizadas

Dentre as principais ações realizadas, foram elencadas na Saúde Bucal a entrega de cerca de 114 próteses mensais e a compra de cadeiras odontológicas através de emendas impositivas para troca nas unidades da Cruz Grande, Feital e Santa Cecília. No Centro de Zoonoses foram realizadas 600 castrações com gasto aproximado de R$ 100 mil. O SAMU realizou 2.303 atendimentos, no terceiro quadrimestre.

No CPIC, foram realizadas 245 consultas de homeopatia e 108 consultas com endocrinologia, relativo a obesidades. Também houve a realização das seguintes atividades: Evento Outubro Rosa, Tai Chi Pai Lin, Cromoterapia, Rosas, Floral, palestras sobre alimentação, Grupo Obesidades com práticas integrativas, Reiki, Dança Circular, Yoga, REP, GETI – Grupo de Estudos e Trabalho Intersticional, auriculoterapia, reflexoterapia, terapia comunitária, cozinha saudável, Reunião ONG Nova Essência, palestras de Ayurveda, Autocuidado, Argila e Vinagre de Maçã, artesanato, café saudável e Constelação Familiar Sistêmica. O Laboratório realizou 227.973 exames.

A Secretaria de Saúde também realizou as seguintes campanhas: Setembro Amarelo - Ações de prevenção ao suicídio; Ações de Campanha – teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, orientação nutricional e cálculo de IMC; 1° Encontro de Rede de Proteção e Violência contra Mulher; Ações de Campanha “Dia Mundial do Coração”, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, cálculo de IMC e circunferência abdominal; 10° Caminhada Rosa – Ações de Campanha e prevenção do câncer de mama e colo do útero; Carreta da Mama “Mulheres de Peito” – Foram realizadas 700 mamografias; Treinão Rosa – Corrida e caminhada de conscientização sobre o Câncer de Mama; Ações de Campanha “Novembro Azul” – Direcionada aos funcionários homens da Prefeitura Municipal; A família e o Diabetes “21ªCampanha Nacional Gratuita em Diabetes, detecções, orientação, educação e prevenção das complicações” – Ações de Campanha de DST/AIDS – Ações de Campanha testes rápidos de Sífilis, foram realizados 182 testes.

Participação Popular

Todas as Audiências Públicas são abertas à população, inclusive para questionamentos pelo público presente e pelos vereadores. Além disso, são transmitidas ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET e pela internet, através do portal: www.pindamonhangaba.sp.leg.br.