Semana Nacional da Família é celebrada em Sessão Solene que destacou paróquias e casais religiosos de Pindamonhangaba

por Robson Luis Monteiro publicado 31/08/2017 12h00, última modificação 18/09/2017 08h36
Com a presença de representantes das comunidades do município, Câmara de Pindamonhangaba lembrou a importância da família na vida em sociedade
Semana Nacional da Família é celebrada em Sessão Solene que destacou paróquias e casais religiosos de Pindamonhangaba

Familia foi lembrada em Sessão Solene realizada na Câmara de Pindamonhangaba

"Família, uma Luz para a Vida em Sociedade". Com este importante tema, a Câmara de Pindamonhangaba realizou nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Sessão Solene em comemoração à "Semana Nacional da Família". O ato solene foi organizado por meio do Decreto Legislativo nº 09/2010 e dos requerimentos nº 1.810/2017 e 2.381/2017, ambos de autoria do vereador Roderley Miotto Rodrigues (PSDB).

A sessão solene foi presidida pelo vereador Roderley Miotto e contou a participação dos vereadores Carlos Moura – Magrão (Presidente do Legislativo/PR), Osvaldo Macedo Negrão – Professor Osvaldo (PR) e Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR). Também estiveram presentes e compuseram a mesa diretora dos trabalhos, as seguintes autoridades: Sub-prefeito de Moreira César, Nilson Luiz de Paula Santos (que representou o prefeito Dr. Isael Domingues), o Tenente Jaime Augusto (representante do Comandante do Batalhão Borba Gato, Coronel Luiz Cláudio Brion Cardoso), Vigário Forâneo de Pindamonhangaba, Cônego Joaquim Vicente dos Santos (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos), o orador oficial da sessão, Padre José Adalberto Vanzella (Paróquia São Cristóvão); Monsenhor José Eugênio de Faria Santos (Paróquia Nossa Senhora da Assunção) e Cônego Amâncio Calderaro Júnior (Paróquia Nossa Senhora de Fátima).


Abrindo os trabalhos da noite, o Presidente da sessão, vereador Roderley Miotto fez questão de agradecer às ex-vereadoras Genia Dias Ramos – Dona Geni e Myriam Alckmin Ramos Nogueira pelo “apoio e participação constante na realização deste momento significativo de tributo e veneração à família pindamonhangabense”.

Logo em seguida, usou a palavra o orador oficial da sessão, Padre José Adalberto Vanzella que destacou inicialmente a satisfação ver a participação de pastores das igrejas evangélicas de Pindamonhangaba na sessão solene. “Fico contente com a presença dos pastores neste evento, pela seriedade do trabalho realizado em nossa cidade”.


Em relação à família, Padre Vanzella, discorreu sobre os aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da constituição da sociedade e da família. O sacerdote enfatizou que “a família constitui o fundamento da sociedade”. “Quando a família se deteriorou a sociedade também se deteriorou. É preciso ter sabedoria, pois é um dom e uma virtude dados por Deus. Sabedoria e respeito são fundamentados na fé e no espírito e devem ser cultivados nos relacionamentos humanos, e isso é fundamental para a vida social”, concluiu o orador oficial. Após seu pronunciamento, Padre José Vanzella recebeu das mãos do Vigário Forâneo de Pindamonhangaba, Cônego Joaquim Vicente dos Santos, um Diploma de “Honra ao Mérito” da Câmara de Pindamonhangaba.


Honrarias

Em meio a discursos emocionados e diversas manifestações de apoio à família, a Câmara de Pindamonhangaba prestou homenagem – com a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito – aos seguintes casais paroquianos: Mário Pinto e Izaura Leme Pinto (Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso); Francisco de Assis da Cunha e Dilza Celeste Aparecida da Cunha (Paróquia Nossa Senhora Assunção); José Antônio Domingos e Maria Aparecida Ferreira de Araújo Domingos - Nilda (Paróquia São Vicente de Paulo); Jairo Gumercindo de Oliveira e Regina Célia Ribeiro de Oliveira (Paróquia São Cristóvão); Edenilson Marcondes da Guia e Maria Rosimeire Araújo da Guia (Igreja Evangélica Monte Sião Cidade do Deus Vivo); José Ricardo da Silva e Maria Aparecida Gomes Vilela da Silva (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima); João Manoel da Silva e Renilva Neri de Oliveira da Silva (Paróquia São Miguel Arcanjo); Edvaldo de Carvalho e Maria Helena Garcia de Carvalho (Paróquia São Benedito); Luiz Gonzaga Camargo e Isabel Maria Barbosa Camargo (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolo); Rafael Ramos e Maria Aparecida de Oliveira Ramos (Paróquia Nossa Senhora das Graças); Vanderlei Belarmino Pereira e Cleide Simões da Costa Pereira (Paróquia Santana); Luís Antônio Oliveira de Paulo e Nilcéia Ferreira Souza de Paulo (Pastoral da Família do Instituto Salesiano) e Jorge de Jesus Garcia e Alda de Fátima Silva Garcia (Movimento das Equipes de Nossa Senhora).


Família constituída à Luz de Deus

Falando em nome do Legislativo, o presidente da sessão, vereador Roderley Miotto manifestou seu apoio integral a “família constituída à Luz de Deus” e enalteceu o trabalho de todas as paróquias e igrejas em prol das famílias da cidade. “Nós passamos por momentos muito difíceis no País e estamos vendo como a família é atacada em todos os setores da sociedade. E quando a família é desestruturada, naturalmente a sociedade também sofre e se desestrutura. O que vimos aqui hoje são exemplos de que ainda é possível manter a missão que Deus nos confiou que é manter a nossa família unida, orando e valorizando a nossa fé e nosso respeito às coisas de Deus”, finalizou.

Ao final, ao som da Banda Angelus, na Paróquia do Santana, todos os padres, diáconos e religiosos presentes receberam a benção do Vigário Forâneo de Pindamonhangaba, Cônego Joaquim Vicente dos Santos, encerrando a Sessão Solene em comemoração à "Semana Nacional da Família".