Sessão Solene marca participação da Câmara de Pindamonhangaba na Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama “Em Outubro Pense Rosa”

por Luiz Carlos Pinto publicado 09/10/2018 18h34, última modificação 09/10/2018 18h34
A campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos e visa conscientizar a população feminina e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o laço cor-de-rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 Nova York

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizará na segunda-feira, dia 22 de outubro, a partir das 19h00, no Plenário Dr. Francisco Romano de Oliveira, a Sessão Solene em comemoração ao “Mês da Prevenção ao Câncer de Mama – Em Outubro Pense Rosa”. A solenidade será realizada por intermédio do requerimento nº 2.068/2018, de autoria da vereadora Gislene Cardoso – Gi (DEM) em atendimento à Lei Municipal nº 4973 de 19 de outubro de 2009.

A Lei em Pindamonhangaba

Esta Lei foi instituída com intuito de anualmente, durante do mês de outubro, desenvolver ações educativas e preventivas com relação ao Câncer de Mama cuja programação deverá constar no calendário oficial de eventos do município de Pindamonhangaba.

As ações visam principalmente a conscientização nas mulheres na faixa etária a partir de 40 anos, mobilizando-as para que façam exames de rotina e tornem hábito anualmente levando em consideração que no município de Pindamonhangaba tem aproximadamente 25.000 mulheres com idade acima dos 40 anos e sendo outubro o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, o projeto de lei tem por objetivo ajudar no combate ao câncer de mama, cuja incidência tem crescido a cada dia em nosso meio.

Campanha Mundial – Outubro Rosa alerta para a prevenção da doença

Com o foco na conscientização da luta contra o câncer de mama, o movimento Outubro Rosa ganha impulso por diversas entidades. Dirigida à sociedade e principalmente as mulheres, alerta sobre os fatores de risco, a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Câncer de mama

É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O câncer de mama é mais comum entre todas as mulheres do mundo, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos a cada ano.

Em geral a maioria tem bom prognóstico e recomenda-se sempre uma avaliação pessoal com um médico de confiança. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.