Verbas públicas e Código de Posturas são debatidos em reunião da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais

por Robson Luis Monteiro publicado 18/06/2018 10h36, última modificação 18/06/2018 10h36
Integrantes da Frente Parlamentar também deliberaram que vão encaminhar um requerimento solicitando a cópia da planta da nova construção do CEPATAS - Centro de Proteção e Atendimento aos Animais

Em nova reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, integrantes querem saber destino das verbas públicas do CEPATAS

A Frente Parlamentar Municipal de Proteção e em Defesa dos Animais da Câmara de Pindamonhangaba realizou uma reunião ordinária na última quinta-feira, dia 14 de junho, na qual abordaram diversos assuntos de interesse da cidade e dos protetores dos animais. A reunião de trabalho foi presidida pelo vereador Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR) e contou com a presença dos assessores parlamentares Fabienne Costa Lemes, Danilo Homem de Melo Gomes da Silva (do Gabinete do vereador Rafael Goffi Moreira - PSDB) e Lucas Gomes Ferreira (do Gabinete do vereador Roderley Miotto Rodrigues – PSDB), além dos munícipes Maria Aparecida de Oliveira (Associação JAYA) e Domingos Sávio Duran.

Entre outros assuntos, os integrantes da Frente Parlamentar discutiram a elaboração do Novo Código de Postura do município, em especial a questão da não existência de um capítulo que esteja relacionado as medidas referentes à “Causa Animal”, como consta no Antigo Código de Postura de 1974. O assessor parlamentar Danilo Melo sugeriu que não deveria estar incluso no Novo Código de Postura, e “sim criar uma Lei específica, um Código de Postura Animal para Pindamonhangaba”.

Já o vereador Ronaldo Pipas enfatizou a questão das emendas que estão em caixa para serem utilizadas no município. “São R$ 100.000,00 de sua emenda impositiva para realização de castrações; R$ 150.000,00 para reforma do Abrigo Municipal e por fim, mais R$ 70.000,00 para realização de castrações no município, recursos que o Deputado Estadual Roberto Tripoli encaminhou para Pindamonhangaba”, afirmou. Ronaldo Pipas deu conhecimento aos presentes do teor da resposta que o Executivo enviou em atenção ao requerimento n° 1.044/2018, de sua autoria, que solicita informações acerca do CEPATAS. “Foi nos informado pela Secretaria competente, que tendo em vista a emenda parlamentar de R$ 150.000,00 e visando a responsabilidade na utilização do erário público nos prédios municipais, estamos avaliando a possibilidade de otimizar o espaço do Abrigo Municipal e implantar o projeto CEPATAS no local, o que trará mais benefícios à população e aos animais”, salientou.

Ao final do encontro de trabalho, ficou definido que “a Frente Parlamentar encaminhará um requerimento solicitando a cópia da planta da nova construção do CEPATAS - Centro de Proteção e Atendimento aos Animais no Abrigo Municipal de Animais e outro solicitando informações se no Abrigo Municipal de Animais pode haver construções ou reformas, pois sempre foi nos informado que o local é uma Área de Preservação Permanente (APP). Se não puder, o que será feito com os R$ 600.000,00 encaminhados para o Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS)?”

No encerramento da reunião, o Presidente da Frente Parlamentar Municipal de Proteção e em Defesa aos Animais, vereador Ronaldo Pipas, agradeceu aos presentes e os convocou para a próxima reunião, prevista para ser realizada no dia 28 de junho, às 9 horas da manhã.