Vereadores aprovam a criação de Cadastro Único para Associações de Bairro de Pindamonhangaba

por Luiz Carlos Pinto publicado 24/10/2017 16h56, última modificação 24/10/2017 16h56
O Veto ao Projeto de Lei que Institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba a “Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi acatado por unanimidade pelos parlamentares
Vereadores aprovam a criação de Cadastro Único para Associações de Bairro de Pindamonhangaba

Cadastro Único para Associações de Bairro deverá contribuir para melhor aproximação da Administração Pública com as entidades e a população dos bairros representados

A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou no dia 23 de outubro, a sua 36ª Sessão Ordinária, no plenário do Palácio Legislativo Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin. A Sessão realizada às 18 horas contou com dois Vetos do Prefeito aos autógrafos nº 52/2017 e 54/2017.

O Veto n° 03/2017, de autoria do Poder Executivo, que “Comunica VETO ao Autógrafo n° 52/2017 que Institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, teve acatado o indeferimento ao Projeto nº 96/2017, de autoria do vereador Rafael Goffi (PSDB) por unanimidade. De acordo com o autor do Projeto, já existe no calendário do município, uma ação semelhante e que vai entrar com outra proposta visando melhorar esta ação realizada em Pindamonhangaba.


O segundo indeferimento do prefeito, o Veto n° 05/2017, que “Comunica VETO ao Autógrafo n° 54/2017 que Cria o Cadastro Único das Associações de Bairro do Município de Pindamonhangaba”, foi rejeitado por 8 a 2, tendo com isso, a proposta do vereador Rafael Goffi, aprovada e que deverá ser sancionada em breve. Com a criação deste Cadastro Único das Associações de Bairro de Pindamonhangaba, o parlamentar tem por objetivo em sua propositura coibir que pessoas que integrem alguma associação de bairro, mesmo que ela esteja em situação irregular, se intitulem representantes ou até mesmo presidente de alguma entidade, querendo representá-la em vários pleitos perante a Administração Pública Municipal, quando na verdade à pessoa não exerce o cargo mencionado ou não tem legitimidade para desempenhar frente a associação. Com a criação do Cadastro Único das Associações de Bairro, a Administração Pública terá um maior controle no que se refere aos procedimentos de representação da associação que congrega toda a população de uma determinada região da cidade.

Homenagens

O vereador Felipe César – FC (PV), através do Requerimento nº 2.964/2017, prestou homenagem com entrega de um Diploma de Honra ao Mérito ao jovem atleta Marcos Paulo Leal Ferreira, pela sua conquista da Medalha de Ouro no Atletismo, na modalidade dos 110 metros com barreira, nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizado em Santiago, no Chile.


Marcos Paulo Leal Ferreira

Filho de Marco Antônio Ferreira e Magali da Silva Leal, nasceu em Pindamonhangaba, em 08 de junho de 2001. Com apenas 16 anos teve sua trajetória no atletismo até os dias atuais marcada por diversos títulos, fruto de muito empenho e dedicação. Campeão Estadual Circuito SESI – Sub 16 – Piracicaba (2015); Bi Campeão Estadual Sub 16 – Pentatlo (2015/2016); Vice Campeão Brasileiro Sub 16 nos 100 m com barreiras – São Bernardo do Campo (2016); Campeão Brasileiro Sub 16 – Pentatlo (2016). Em 2017: Vice Campeão Brasileiro Sub-18, na prova dos 110 metros com barreiras em Bragança Paulista; Vice Campeão Estadual Sub 18 na prova dos 110 metros com barreiras em São Bernardo do Campo; Campeão da prova dos 400 metros com barreiras nos Jogos Regionais de Caraguatatuba; Campeão das provas de 110 metros com barreiras e nos 40 metros com barreiras no Campeonato Estadual dos Joguinhos da Juventude e Campeão da prova dos 110 metros com barreiras no Campeonato Sul-Americano da Juventude em Santiago, no Chile. Além dos títulos mencionados, Marcos Paulo Leal Ferreira foi medalhista em diversas competições e circuitos realizados pela Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo.

Dia do Médico

Comemorado no último dia 18, o Dia do Médico foi lembrado no Legislativo Pindamonhangabense com a entrega de dois Diplomas de Honra ao Mérito, aos profissionais: Dr. Marco Aurélio Villardi e Dr. Enrico Kanso Tutihashy, pelo exemplo máximo da medicina, feita com o coração e dedicação no cuidado com a saúde de nossa população, sendo um ginecologista e outro pediatra, respectivamente. “Um coloca no mundo, o outro cuida da saúde na sua fase infantil”. As homenagens foram realizadas através do requerimento nº 3.010/2017, assinadas pelos vereadores Roderley Miotto (PSDB) Janio Ardito Lerario (PSDB) e Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR).


Dr. Marco Aurélio Villardi

Casado com Rosiléia Villardi, tem três filhas. Formado em 1974, pela Universidade Sul Fluminense, fez residência na Maternidade Carmela Dutra, no Rio de Janeiro. Pós graduado na Instituição Gama Filho nos cursos de Medicina do Trabalho e Auditor da Saúde, também concluiu Pós na área de Gestão Empresarial na Faculdade FAAP.

Mudou-se para Pindamonhangaba em janeiro de 1977, para exercer a função de Médico Ginecologista Obstetra na Maternidade da Santa Casa de Pindamonhangaba, onde permanece até hoje, tendo sido o responsável direto pelo nascimento de milhares de cidadãos pindamonhangabenses.

Na Unimed ocupou vários cargos, inclusive tendo sido presidente de 1986 a 1992 e de 2000 a 2006, hoje é membro titular do Conselho de Administração das Federações das Unimedes do Estado de São Paulo.

De 1993 a 1996 foi Diretor de Saúde na administração do prefeito Vito Ardito, onde deu início ao funcionamento do Pronto Socorro Municipal e também das unidades de Saúde do Araretama e Cidade Nova. Também atuou durante 11 anos na empresa Skaff como médico do trabalho.

Atualmente é médico concursado da Prefeitura Municipal nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e Médico do Trabalho.

Foi eleito vereador para o mandato 2009 – 2012 e reeleito para o mandato 2013 – 2016, onde também atuou na Comissão de Saúde.

Dr. Enrico Kanso Tutihashy

Nascido em 1946 é casado com a assistente social Sandra Tutihashi, tem dois filhos também médicos: Eduardo - Cardiologista e Rafael - Cirurgião Plástico. Iniciou suas atividades profissionais em Pindamonhangaba, assim que terminou sua residência na especialidade de Pediatria pela Faculdade de Medicina de Taubaté hoje Unitau. Durante todos estes anos atuou exercendo várias funções de destaque na área de saúde e educação: Diretor e Professor de Biologia Geral do Curso Pré-Fac — Vestibulares - Taubaté e SJC e mais tarde o Cursinho Max Préfac; Diretor do Serviço de Medicina Social da agência do INAMPS de Pindamonhangaba; Diretor de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba; Diretor da Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de SP - DIR XXIV — Taubaté; Secretário de Saúde e Promoção Social da Prefeitura de Pindamonhangaba; Diretor Superintendente da Unimed Pindamonhangaba; Médico Auditor do Ministério da Saúde; Supervisor Hospitalar do Ministério da Saúde; Diretor Administrativo do Pronto Atendimento e Hospital Dr Caio Gomes Figueiredo da Unimed de Pindamonhangaba; Diretor médico do plantão controlador de vagas da Secretaria de Saúde de São Paulo; Diretor Médico do Núcleo de Qualificação e Humanização das Ações de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado DRS-XVII- Taubaté; Assessor na Área Médica e Capacitação Continuada do Hospital Universitário de Taubaté; Titular do Conselho Gestor do Projeto de Integração de Ensino do Hospital Universitário e o Hospital Regional do Vale do Paraíba; Médico responsável pela capacitação do “Curso de Qualidade e Humanização no Atendimento na Saúde” do Hospital Universitário de Taubaté aos alunos do 1° ao 6° ano da Liga de Pediatria e do Corpo de Enfermagem do Hospital Universitário de Taubaté; Palestrante, ministrador e capacitador de Cursos aos Profissionais da Área da Humanização e Qualidade no atendimento na Saúde; Presidente Fundador da Associação dos Ex-alunos da Faculdade de Medicina de Taubaté; Atualmente concentra suas atividades como pediatra da Policlínica e Coordenador do Pronto Atendimento do Hospital 10 de Julho da Unimed de Pindamonhangaba.

Próxima Sessão Ordinária

A 37ª Sessão Ordinária de 2017, será realizada no dia 30 de outubro, segunda-feira, a partir das 18 horas, no Plenário “Francisco Romano de Oliveira”, localizado na rua Alcides Ramos Nogueira, 860 – Loteamento Mombaça. A sessão é aberta à população e poderá, ainda, ser acompanhada através da transmissão “ao vivo” pela internet no portal www.legislativo.sp.leg.br e no canal 4 (digital) da operadora de TV a cabo NET, de Pindamonhangaba.