Vereadores recepcionam alunos e professora do Colégio Tableau de Pindamonhangaba para debater a importância da Democracia

por Robson Luis Monteiro publicado 04/11/2019 16h20, última modificação 04/11/2019 16h17
Visita monitorada faz parte do Projeto “Escola vai à Câmara”; estudantes conversaram com os vereadores Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas, Rafael Goffi Moreira e Carlos Moura - Magrão

Visita monitorada dos alunos do Colégio Tableau foi conduzida pelos vereadores e membros da Comissão de Eventos

A Câmara de Pindamonhangaba recepcionou nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, os alunos e uma professora do Colégio Tableau de Pindamonhangaba para participarem do Projeto “Escola vai à Câmara”. O Projeto foi idealizado pelos vereadores Ronaldo Pinto de Andrade – Ronaldo Pipas (PR) e Rafael Goffi Moreira (PSDB) e visa, entre outras coisas, abrir o Poder Legislativo para que crianças e adolescentes possam conhecer a estrutura e o funcionamento da Casa Legislativa de Pindamonhangaba.

Nesta visita monitorada – e acompanhada pelos membros da Comissão de Eventos da Câmara – 18 alunos do 6º ano do Ensino Médio e a professora Ana Camila Faria dos Santos Ephigênio percorreram, em mais de 2 horas e 30 minutos, todas as dependências da Casa – hall de entrada, Galeria dos Presidente, Gabinetes dos Vereadores, Área Administrativa e o Plenário – e receberam todas as informações sobre a rica história do Poder Legislativo e os detalhes técnico-administrativos do funcionamento e da estrutura funcional da Casa.

Segundo a professora Ana Camila, a visita parte da disciplina “História” do Colégio Tableau e o tema principal a ser explorado estava dentro do conteúdo da “História da Grécia”: a importância da Democracia na sociedade. “Agradeço a recepção dos funcionários e dos vereadores Rafael Goffi, Ronaldo Pipas e Magrão, que nos acolheram com todo respeito e carinho, oferecendo sempre as explicações necessárias para que os nossos alunos pudessem ter a clara visão do processo democrático de nossa sociedade, em especial, sobre os pilares da democracia moderna que é calcada no ‘governo do povo e para o povo’. Isso foi muito importante para todos nós”, enfatizou a docente do Colégio.

Na parte final da visita, os alunos conheceram o plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, local onde são realizadas as sessões ordinárias da Câmara e onde, também, são votados os Projetos de Lei e discutidos os Requerimentos oficiais dos vereadores de Pindamonhangaba. Durante esse momento da visita, os estudantes tiveram total liberdade de abordar qualquer assunto e perguntarem aos vereadores presentes o que achassem necessário para esclarecer o tema principal proposto pela professora da disciplina. Ao longo da reunião no plenário, os estudantes questionaram os parlamentares sobre o papel da democracia na vida das pessoas que moram na cidade; qual o papel do vereador numa democracia e na relação com os poderes; como se faz para fazer um Projeto de Lei de iniciativa da população, entre outros assuntos.